Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – O Globo

Europa cria três zonas de segurança para voos
Acordo suaviza restrições, mas nova nuvem ameaça retomada aérea
Ministros de transportes da União Europeia chegaram a um acordo para diminuir as restrições de voos e aliviar a crise aérea que paralisa o continente há seis dias. A proposta aprovada estabelece três zonas aéreas, num modelo parecido com o americano: uma faixa de voo proibido; uma de controle, na qual os aviões podem decolar, mas ficam sujeitos à checagem após o pouso; e uma terceira, livre das cinzas. Para garantir a segurança, serão feitos testes e previsões meteorológicas a cada seis horas. Cientistas e pilotos estão cautelosos sobre as críticas de companhias aéreas de que houve excesso de zelo no fechamento do espaço aéreo. “Misturar decisões de comércio e segurança é uma ameaça à vida”, disse o secretário-geral da Associação Europeia de Pilotos, Philip von Schoppenthau. Para hoje, a estimativa é de que 40% das decolagens sejam liberadas. Mas a normalização da situação, que já afeta 7 milhões de passageiros, não é garantida, pois uma nova nuvem vulcânica está prevista para alcançar o Reino Unido. (págs. 1, 29 e 30)

Foto legenda: Técnicos vistoriam o motor de um avião da Scandinavian, em busca de vestígios da nuvem de cinzas

Rio tem queda forte de assassinatos

Mês tradicionalmente violento, fevereiro registrou o menor número de homicídios desde 1991
A cidade do Rio registrou em fevereiro uma redução de 37% no número de homicídios. A queda foi também forte no Estado do Rio, que teve no mesmo mês o menor número de homicídios, desde que a estatística começou a ser feita, em 1991: foram 473 casos, 83 a menos do que no ano anterior. As informações são do Instituto de Segurança Pública. Outros três índices também despencaram em fevereiro: roubo seguido de morte (menos 13 vítimas), roubo de veículo (menos 628 casos) e roubo na rua (menos 1.237 casos). O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, atribuiu a redução ao plano de metas que dá recompensa aos policiais. (págs. 1 e 14)

Facções do tráfico se unem contra UPP

Bandidos das duas maiores facções criminosas do Rio teriam selado um pacto de não agressão para enfrentar as UPPs nas favelas, segundo informações da polícia, baseadas em escutas telefônicas. (págs. 1 e 15)

União bota R$ 6 bi para Belo Monte sair
O governo tentará derrubar liminar da Justiça para realizar hoje o leilão da usina de Belo Monte. Para viabilizar a hidrelétrica, a União vai entrar com, pelo menos, R$ 6 bilhões em incentivos para o grupo vencedor. O valor é resultado da redução de impostos e financiamentos a juros subsidiados para fazer a hidrelétrica no Rio Xingu. A União também aparece como sócia, via estatais, nos dois consórcios que disputarão a usina. (págs. 1 e 21 a 23)

Serra e Aécio mostram união em MG
Num evento para tentar demonstrar unidade, o pré-candidato tucano ao Planalto, José Serra, participou em Minas de atos ao lado do ex-governador Aécio Neves. Em Brasília, a petista Dilma Rousseff lançou um site e criticou o adversário. (págs. 1, 3 e 4)

Padre relata orgias em paróquia de AL
Um padre de Arapiraca, em Alagoas, disse à CPI da Pedofilia que integrantes da paróquia faziam orgias com menores. Um monsenhor foi preso, suspeito de abusar de coroinhas. Em Goiás, o MP apura como morreu na prisão o maníaco que matou 6 jovens. (págs. 1 e 12)

Share the Post:

Join Our Newsletter