Foto legenda: Maquete viva. Brasília chega aos 50 anos
A Brasília que completa meio século hoje tem características não previstas por seus criadores. É uma cidade muito diferente da idealizada por Juscelino, Lucia Costa e Niemeyer. Dona da maior renda média do Brasil, é um cartão-postal cercado pela miséria. Brasília já foi conhecida como a capital do rock e hoje é polo de humorismo. Na política, pratica o que há de mais velho e faz aniversário com um “governante-tampão”. (págs. 1 e Caderno Especial)
0,945 é o índice de Desenvolvimento Humano na região do Lago Sul, similar ao da Alemanha
Oscar Niemeyer
No traçado de Lucio Costa, pouco a pouco Brasília foi dando vida àquele planalto onde o céu parece maior. (págs. 1 e H10)
Luiz Felipe de Alencastro
O sucesso mais óbvio da nova capital do País foi a concretização de seu projeto geopolítico. (págs. 1 e H7)
Europa retoma maior parte dos voos
O transporte aéreo voltou a funcionar na maior parte da Europa, no sétimo dia de erupção do vulcão Eyjafjallajökull. Com 75% do espaço aéreo liberado, retomada foi lenta e desigual. (págs. 1 e Internacional A14)
Lula critica diplomacia de ‘vira-latas’
Sem citar nomes, o presidente Lula atacou tucanos ao lembrar que o ex-chanceler Celso Lafer (governo FHC) tirou o sapato ao entrar nos EUA, ato que levou brasileiros a se verem como “vira-latas”. (págs. 1 e Nacional A8)
Aposentado pode ter ganho escalonado
O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), defendeu o reajuste escalonado para os aposentados do INSS, de 7,7% para quem ganha de 1 a 3 salários mínimos e de 6,14% acima disso. (págs. 1 e Economia B8)
Pedofilia deverá entrar na pauta da CNBB (págs. 1 e Vida A18)
Presidente da ANS sai do cargo com mea-culpa (págs. 1 e Vida A18)
Visão Global: Vulcão e globalização
A crise e o vulcão mostram a necessidade de sociedades menos interligadas, escreve George Mombiot. (págs. 1 e Internacional A17)
Notas & Informações: Os cinquenta anos de Brasília
A despeito do ônus da construção, Brasília firmou-se como símbolo da modernização do País. (págs. 1 e A3)