Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Valor Econômico

País pode virar importador de alumínio
O Brasil pode se tornar importador de alumínio em dois ou três anos. A previsão de empresários e especialistas do setor baseia-se no aumento do consumo doméstico, nas previsões de que essa tendência vai se manter firme nos próximos anos e na constatação de que o país deixou de investir em grandes projetos para a ampliação da capacidade de produção de alumínio desde 1985.
O consumo nacional de produtos de alumínio deve encerrar este ano em 1,22 milhão de toneladas – com um aumento de 50% desde 2005. Com isso, reduz-se o volume de metal para exportação – neste ano devem ser vendidas ao exterior 600 mil toneladas. Assim, diz Adjarma Azevedo, presidente da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), o Brasil deve repetir o que aconteceu com a Austrália: vai se transformar em grande produtor e exportador de matérias-primas para fabricação do metal – bauxita e alumina – e eventualmente passará a comprar alumínio. (págs. 1 e B11)

Alta de insumos corrói lucros das empresas
Uma alta desenfreada no preço das matérias-primas – impulsionada principalmente pela demanda da Ásia – está corroendo o lucro das empresas, derrubando as ações e, em alguns casos, aumentando os preços ao consumidor.
Um exemplo é a explosão no custo da borracha, importante insumo da indústria de pneus, que subiu quase 74% este ano, após uma alta de 92% em 2009. O paládio, usado nos escapamentos dos veículos, já subiu quase 39% neste ano, o que pode aumentar os custos das montadoras americanas que ainda tentam emergir da crise. (págs. 1 e B12)

EU& Fim de Semana:
“Investment grade’ há dois anos, Brasil preserva seu bom conceito, mas lição de casa ainda não acabou (pág. 1)

EU& Fim de Semana:
Para Ibsen Pinheiro, redistribuição de royalties não é demagogia. “O mar territorial é de todo o país” (pág. 1)

AGU contra-ataca no Pará
A Advocacia-Geral da União ingressou com representação contra dois integrantes do Ministério Público que atuaram contra o leilão de Belo Monte c estuda fazer o mesmo contra o juiz federal de Altamira. (págs. 1 e A2)

Atividade Industrial
Recomposição de estoques dará impulso extra a alguns setores industriais, como os de materiais para construção e bens intermediários. (págs. 1 e A3)

Regulação financeira
Após vitória na reforma do sistema de saúde, Obama se concentra na reforma do sistema financeiro, de olho em bônus eleitorais em novembro. (págs. 1 e A16)

Punição a piratas chineses
A Justiça chinesa condenou uma seguradora de Xangai a pagar indenização equivalente a US$ 318 mil à Microsoft por uso de cópias piratas de seus softawares. (págs. 1 e B3)

Apostas no petróleo
A gestora de fundos de “private equity” Green Capital vai investir em empresas nacionais da cadeia de suprimentos e peças para a indústria de petróleo e gás. (págs. 1 e B12)

Leite em alta
Com a oferta ainda insuficiente, os preços pagos aos produtores de leite subiram 7,15% entre março e abril. Os aumentos são mais significativos principalmente nas bacias leiteiras do Centro-Sul. (págs. 1 e B15)

Renegociação no campo
A safra recorde de soja, em fase final de colheita no país, derrubou os preços do produto e abriu espaço para discussões sobre uma nova renegociação das dívidas dos produtores. (págs. 1 e Bl6)

Apoio travado
Exigências burocráticas e denúncias de irregularidades atrasam pagamentos do Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) a produtores de trigo do Sul do país. (págs. 1 e B16)

Comentários

Related posts

Destaques dos jornais de hoje – O Globo

Fábio Pannunzio

Prévia do PT define Agnelo Queiroz como pré-candidato a governador no Distrito Federal

Marina adota “força tranquila” para se opor a Dilma em 2010

Fábio Pannunzio

Leave a Comment