Blog do Pannunzio

O que acontecerá se Sarney sair ou se afastar

Caso Sarney decida se afastar, a primeira consequência no plano formal é dar posse ao primeiro vice Marconi Perillo (PSDB-GO) na presidência do Senado. Mas o reinado de Perillo será curto. Em dois meses, ele deve convocar nova eleição. Até agora, o senador goiano não cogita disputar o cargo. Mas isso é só até o momento.

No plano político, cria-se novamente o ambiente que antecedeu a vitória de Sarney. PMDB e PT, mais divididos do que nunca, podem rachar definitivamente, comprometendo inclusive os planos de Lula de manter os partidos aliados na plataforma partidária de Dilma Roussef.

O próprio PMDB no Senado está dividido entre o comando de Renan Calheiros (AL), o líder da bancada, e Romero Jucá (RR), líder do governo. Os dois são inimigos viscerais. Renan sabotou de todas as formas a pretensão de Jucá de relatar a CPI da PETROBRAS. Jucá não fala bem de Renan. A crise entre ambos, apimentada pelos desentendimentos públicos entre Renan e o líder do PT Aloizio Mercadante (SP), já foi objeto de pelo menos duas conversas “conciliadoras” mediadas pelo presidente Lula.

Related posts

Petrobras contratou firma que tem sede em canil

Destaques dos jornais de hoje – O Estado de S. Paulo

Ahmadinejad tem visita ao Brasil como prioridade

Leave a Comment