Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Valor Econômico

BB Mapfre, seguradora de R$ 11 bi
Está praticamente fechado o contrato entre o Banco do Brasil e a espanhola Mapfre para criar a maior seguradora da América Latina em prêmios – excluídos os ramos de saúde e previdência. A nova empresa é avaliada em R$ 11 bilhões. O desenho da seguradora contempla duas holdings. Numa delas, cujo nome provisório é Mapfre BB e que abrigará as operações de vida, imobiliárias e rural, a Mapfre deterá 50,01% das ações ordinárias e o BB, 49,99%. Na outra (BB Mapfre), responsável por ramos elementares – carros, residências e empresas -, os espanhóis terão 25% das PN e o BB, 75%. A partilha das ON será semelhante à da primeira holding.

Paraná tenta atrair estaleiros
O Paraná pode em breve ganhar estaleiros. Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a Techint o procurou para tratar do assunto. Há outras empresas interessadas, disse o secretário da Indústria e Comércio do Estado, Virgílio Moreira Filho. “Recebi cinco ou seis empresas interessadas em vir ao Paraná para atender a Petrobras”. Além da Techint, ele cita a Odebrecht e companhias da Dinamarca, Noruega e Finlândia. Para ele, “pode ser o início da indústria naval no Estado”.
Para incentivar as empresas, em fevereiro o ICMS cobrado à cadeia do setor foi reduzido de 12% para 3%. Moreira Filho argumenta que outros Estados também fornecem incentivos semelhantes. Consultada, a direção da Techint confirmou que esteve com o ministro para falar de seus planos para Pontal, onde possui um terreno. (págs. 1 e B1)

Fiscalização por atacado
A Receita Federal criou uma delegacia especial para fiscalizar os grandes contribuintes do país, cerca de 10 mil empresas que concentram 75% da arrecadação federal. (págs. 1 e A2)

Dilema dos juros
Com as expectativas de inflação e de crescimento da economia em alta, o mercado se divide quanto à intensidade do aperto monetário que deve ser anunciado amanhã pelo Copom. (págs. 1 e C3)

China mira o Centro-oeste
A China planeja comprar terras no Centro-Oeste para produzir soja e milho, disse ao Valor o presidente da estatal China National Agricultural Development Group Corporation (Cnadc), Zheng Qingzhi. (págs. 1 e B12)

Ideias
Delfim Netto: a probabilidade de uma crise cambial atingir o Brasil em 2011 ou 2012 é muito remota. (págs. 1 e A2)

Ideias
Marcelo Neri: vida de cada brasileiro vai melhor que a do coletivo Brasil. (págs. 1 e A13)

Comentários

Related posts

Manifestante atacado por Coronel diz que foi ameaçado

Até agora, quatro a um contra Battisti

Fábio Pannunzio

CEF gasta três vezes mais com Paulo Henrique Amorim do que com todos os outros blogues somados

Fábio Pannunzio

Leave a Comment