Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Valor Econômico

Obama freia liberação de transgênicos
A indústria de biotecnologia agrícola, cada vez mais frustrada ao ver o prazo de aprovação de novas sementes quase dobrar no governo Obama, começa a pressionar Washington para liberar suas invenções com mais agilidade. O gargalo no Departamento da Agricultura dos EUA, que autoriza o uso de transgênicos, atrasou o lançamento de produtos que podem ser alternativas às sementes da Monsanto. A lentidão ocorre no momento em que autoridades de regulamentação em potências agrícolas como Brasil, Argentina e China mostram mais entusiasmo pelas sementes transgênicas. O Brasil aprovou nove sementes em 2009, ante cinco no ano anterior. (págs. 1 e B15)

Foto legenda: Álcool turbinado
A Shell vai começar a vender no país etanol aditivado, desenvolvido pela empresa na Inglaterra especificamente para ser usado em carros flexfuel do Brasil, diz Emilio Gouvêa, diretor. (págs. 1 e B12)

Executivos deixam o grupo de Eike
Há quatro anos, Rodolfo Landim saiu da Petrobras para ajudar a criar o império de Eike Batista nas áreas de mineração, petróleo e construção naval. Agora, o executivo está deixando o grupo EBX em meio a informações sobre desentendimentos com Batista.
A saída de Landim é a última de uma série de baixas nas empresas do grupo nos últimos dois anos. Grande parte dos executivos que formaram a mineradora MMX deixou a empresa no ano passado. Houve baixas também entre dirigentes da LLX, da área de logística, e na holding EBX. Questionado sobre a saída de tantos executivos, a assessoria de Batista respondeu que “a movimentação faz parte da renovação natural do quadro de profissionais”. (págs. 1 e D3)

Pfizer prestes a comprar o laboratório Teuto
O grupo americano Pfizer está perto de fechar a compra do laboratório brasileiro Teuto, de Goiás, especializado em genéricos e que teve faturamento de cerca de R$ 300 milhões no ano passado. O Valor apurou que já foi concluída a auditoria e a definição do negócio deve ocorrer nas próximas semanas.
Com a aquisição, a Pfizer poderá fabricar genéricos dos próprios remédios, notadamente o Viagra, cuja patente foi quebrada ontem no país pela Justiça. Outras companhias se interessaram pelo Teuto, além de fundos de investimentos. (págs. 1, B1, B11 e E1)

Banco Central, presidido por Henrique Meirelles, eleva a taxa Selic para 9,5% ao ano (págs. 1 e C2)

Matriz energética limpa
A crise econômica, que reduziu o consumo de combustíveis fósseis, a duração do período chuvoso e a demanda por etanol fizeram as fontes renováveis ocuparem 47,3% da matriz energética do país, maior parcela desde 1992. (págs. 1 e A2)

Desemprego em queda
A taxa de desemprego no país ficou em 13,7% em março, ante 13% em fevereiro, segundo pesquisa da Fundação Seade e Dieese. Apesar da alta, é a menor taxa para o mês desde 1998. Em março de 2009, era de 15,1%. (págs. 1 e A4)

Avanço dos lámen
Após crescer 8,4% em 2009, as indústrias de massas instantâneas apostam em produtos mais elaborados e até em uma nova rede de restaurantes para incentivar o consumo. (págs. 1 e B6)

Crescimento uniforme
Motor do desenvolvimento do Estado, o porto de Suape atrai cada vez mais empresas para a Região Metropolitana do Recife, enquanto o governo adota incentivos no interior para evitar a concentração de renda no litoral. (pág. 1)

Alta do níquel favorece a Vale
Com alta de 42% no ano, o níquel tem melhor desempenho que o petróleo ou outras commodities metálicas e terá impacto significativo para mineradoras como a Vale, uma das maiores produtoras do mundo. (págs. 1 e B12)

Horizontes da Airbus
Com os países ricos em crise, a Airbus aposta na América Latina, especialmente no Brasil para crescer. A fabricante europeia estima que o país vai demandar 510 aeronaves com mais de cem lugares nos próximos 20 anos. (págs. 1 e B13)

UE opta pelo carro elétrico
A União Europeia definiu o carro elétrico, e não os veículos movidos a etanol ou biocombustíveis como prioridade em sua estratégia para aproximar o parque automotivo europeu das novas exigências ecológicas. (págs. 1 e B13)

Demanda chinesa
A importação chinesa de soja deve somar 45 milhões de toneladas no ano agrícola 2009/10, que termina em setembro, um aumento de 3,9 milhões de toneladas. (págs. 1 e B16)

Lucro do Bradesco
O Bradesco encerrou o primeiro trimestre do ano com lucro líquido de R$ 2,1 bilhões, alta de 9,8% em relação ao mesmo período do ano passado. A carteira de crédito aumentou 10,4% em 12 meses. (págs. 1 e D6)

Ideias
Raquel Balarin: para a Vale, impacto do aumento do minério de ferro nos preços finais é muito pequeno. (págs. 1 e A2)

Ideias
Maria Inês Nassif: fim da candidatura, Ciro é a confirmação da hegemonia do PT sobre a esquerda. (págs. 1 e A8)

Comentários

Related posts

Dois minutos de pura honestidade com Ana Carolina

Fábio Pannunzio

Começa discurso de Sarney

Fábio Pannunzio

Denúncias afastam Tuma Jr. e mais 2 do Ministério da Justiça

Leave a Comment