Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Valor Econômico

Totó, o banqueiro que virou Mitsubishi
Os irmãos Fittipaldi e José Carlos Pace eram os favoritos para a prova dos 500 km de Interlagos, em 1967. Mas um acidente, sem feridos, embolou posições e o vencedor foi Antonio Porto Filho. Totó, como era conhecido, se destacou nos anos seguintes, mas o destino o afastou das pistas e o iniciou em uma carreira de sucesso no mercado financeiro, que começou no BCN.
Mesmo fora das corridas, Totó nunca se afastou dos automóveis. No ano passado, convenceu seus sócios do banco BTG Pactual a comprar uma participação na Mitsubishi. (págs. 1 e B8)

Petrobras reduz suas operações na Argentina
Alvo de reclamações da Casa Rosada e sem alcançar crescimento no mercado local, a Petrobras mudou a orientação de seus negócios na Argentina, onde tem a maior atuação fora do Brasil. A estatal descarta a hipótese de deixar o país, mas se decidiu por um “recuo estratégico”, que consiste em se concentrar nas atividades de exploração e produção de petróleo.
“Não é questão de sair. A estratégia é adequar o tamanho da Pesa (Petrobras Energia S.A., subsidiária argentina) às dimensões do mercado”, explica Jorge Zelada, diretor da área internacional da Petrobras. A empresa, diz, tem uma estrutura “muito diversificada” em dois aspectos: geograficamente e nos segmentos de atuação. Boa parte dessa diversificação é uma herança da Perez Companc, que a Petrobras adquiriu em 2002.
Por meio da Pesa, a estatal detém ativos residuais na Venezuela, Colômbia, Equador e Bolívia. Na Argentina, carrega ativos alheios ao setor de petróleo, como uma pequena hidrelétrica e participação na Edesur, distribuidora de energia elétrica de Buenos Aires. “Se no passado isso fez sentido, eu não vou entrar no mérito da questão”, diz Zelada. (págs. 1 e B1)

Pior seca em cem anos afeta geração de energia hidrelétrica na China (págs. 1 e A11)

Recuperação da economia nos EUA começa a chegar aos salários (págs. 1 e B12)

Balança comercial
Com recordes de exportação e importação a balança comercial encerra abril com superávit de US$ l,2 bilhão. O saldo acumulado no ano somou US$ 2,1 bilhões. (págs. 1 e A3)

Campanhas virtuais
Candidatos à Presidência apostam na campanha por internet, mas especialistas têm dúvidas sobre a capacidade da rede para conquistar eleitores. (págs. 1 e A8)

Commodities estratégicas
Departamento de Defesa dos Estados Unidos enviará ao Congresso proposta Para reforçar os estoques de matérias-primas estratégicas do país. (págs. 1 e A11)

Carteira Valor
Perspectivas de novos reajustes para o minério de ferro nos próximos trimestres deve impulsionar ações da Vale e de companhias siderúrgicas. (págs. 1, D1 e D2)

Investimento no exterior
A Kinea, empresa de investimentos controlada pelo Itaú, prepara fundo multimercado para aplicações no exterior. O custo diante será o Royal Bank of Canadá. (págs. 1 e D5)

Ideias
Delfim Netto
Situação do Brasil no índice de competitividade global não é lisonjeira se comparada à dos países asiáticos concorrentes. (págs. 1 e A2)

Ideias
José Serra e José Roberto Afonso
É urgente complementar a regulamentação da Lei de Responsabilidade Fiscal e ampliar seu alcance. (págs. 1 e A14)

Related posts

Não falei? O PT não tem a menor ideia do que fazer com a encrenca Sarney

Fábio Pannunzio

Chapa Serra-Aécio vence dupla Dilma-Temer

Oposição resolve não recorrer de decisão sobre Sarney

Fábio Pannunzio

Leave a Comment