Blog do Pannunzio

Lula: ‘Doméstica não é nem profissão, é quase uma obrigação’

Fábio Fabrini

Em visita ao Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma declaração bastante polêmica: ele afirmou que o trabalho doméstico não é profissão. O comentário foi feito durante o lançamento de um polo de produção de biodiesel a partir do óleo da palma, ao destacar a importância dos novos empregos que devem ser gerados com o empreendimento.

– Essas mulheres e essas meninas já não querem mais dizer: qual é a profissão? eu sou doméstica – disse ele, fazendo um efeito diferente na voz. – Ou seja, doméstica não é nem profissão, é quase uma obrigação – completou Lula, sem deixar claro se estava se referindo às profissionais ou às donas de casa.

Em seguida, o presidente enumerou as diferentes tarefas executadas pelas donas de casa, como limpar banheiro e arrumar a casa, comparando com o serviço de empregada:

– A gente pensa que não, mas mesmo dentro de casa, quando vocês estão com o marido de vocês (…). Sabe, você é empregada doméstica, porque todo dia levanta, dá roupa para criança, comida para criança, limpa banheiro, limpa casa, lava a roupa, troca roupa, recebe a criança, dá almoço para criança, dá café para criança, dá janta para criança. Ou seja, é um inferno – conclui.

O presidente destacou ainda que o trabalho fora de casa é também uma forma de a mulher se afirmar dentro do casamento.

– Na hora em que as mulheres tiverem uma profissão e puderem trabalhar e chegarem em casa com seu salário, seu marido vai perceber que ela está morando com ele porque gosta dele e não a troco do feijão que ela come – disse.

Segundo ele, os maridos vão ficar muito mais respeitosos com suas mulheres.

Clique aqui para ler a íntegra no site do o Globo

Comentários

Related posts

Ministro da Justiça não vê clima para a intervenção

Polícia Federal desmonta versão panetone

Duque e o amor da opinião pública

Fábio Pannunzio

Leave a Comment