Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Valor Econômico

Foto legenda: Arquivo morto
Eduardo Gutierrez, diretor da Keepers do Brasil, que presta serviços de guarda de arquivos físicos e digitais, diz que a nota fiscal eletrônica já reduziu em pelo menos 30% o volume de documentos trocados entre as empresas. Cerca de 180 mil companhias já adotaram a NF-e. (págs. 1 e B3)

Lucros animam as elétricas estrangeiras
Há quase oito anos com resultados em franco crescimento e com a forte retomada do consumo de energia no início de 2010, as empresas elétricas estrangeiras firmaram suas bases no país. Desde o início do governo Lula, o lucro líquido das companhias elétricas estrangeiras registradas na Comissão de Valores Mobiliários cresceu 230% acima da inflação.
Os principais executivos da AES, Duke Energy, EDP, Endesa, GDF Suez e Iberdrola afirmam que estão no Brasil para ficar e para investir. Juntas, investiram cerca de R$ 50 bilhões desde que chegaram ao país. As americanas AES e Duke foram as que menos investiram, mas agora dizem que vão crescer. As europeias, ameaçadas pela crise, apontam que o Brasil é um investimento estratégico. (págs. 1 e B1)

Apax compra o controle da Tivit
O fundo de private equity Apax Partners, sediado em Londres, pode anunciar hoje a compra do controle da Tivit, empresa de tecnologia da informação que tem como principais acionistas a Votorantim Novos Negócios e o fundo de private equity brasileiro Pátria. Será o primeiro investimento do Apax no Brasil.
O valor de mercado da Tivit está em torno de R$ 1,47 bilhão e, segundo o Valor apurou, os compradores pagarão prêmio de 25% a 30%. Aparentemente, os acionistas da Tivit não colocaram a empresa à venda, mas foram procurados por fundos interessados em fazer o investimento. A venda das ações dos controladores – o grupo Votorantim tem cerca de 41% da companhia e o Pátria, 7% – implicará a realização de oferta pública de compra para todos os demais acionistas da Tivit. Os minoritários da empresa têm direito ao mesmo preço oferecido aos donos: “tag along” de 100%. (págs. 1 e B4)

Cresce a importação por via aérea na Zona Franca de Manaus (págs. 1 e A3)

Sandoz vai exportar hormônios a partir do Brasil, diz Jeff George (págs. 1 e B8)

Banda larga
O futuro presidente da nova Telebrás, Rogério Santanna, afirma que o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) permitirá ao poder público ampliar os serviços eletrônicos à população. (págs. 1 e A2)

Sob nova direção
Com Robson Braga de Almeida, a CNI terá o primeiro presidente não nordestino desde 1968 e também o primeiro sem mandato parlamentar em 30 anos. (págs. 1 e A12)

Desequilíbrio aéreo
Crise nos EUA e desinteresse das empresas aéreaS brasileiras em expandir atuação na América db Norte elevam déficit do Brasil nas viagens para os Estados Unidos. (págs. 1 e B4)

Entraves no Repetro
Empresas de navegação que prestam serviço de apoio à Petrobras reclamam de demora da Receita na concessão de benefício tributário para importação de equipamentos. Uma delas, a Norskan Offshore, já obteve Uminar. (págs. 1 e B8)

Esportes e infraestrutura
Seminário promovido a partir de hoje no Rio, pelo Valor e “Financial Times”, debate os desafios da infraestrutura para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, que vão muito além de novas arenas, como o futuro Estádio Nacional de Brasília. (págs. 1 e Valor Especial)

México retoma ofertas de ações
Melhora nas condições macroeconômicas do México animam empresas a lançar ações em bolsa, após quase dois anos sem novas ofertas no país. (págs. 1 e D5)

Efeitos da crise
Pesquisa mostra que retorno ao país se tomou mais interessante para brasileiros que cursaram MBA no exterior. As pretensões salariais também diminuíram. (págs. 1 e D10)

Ideias
Claudio J. D. Sales
Brasil nada deve ao Paraguai e alterar as condições do Tratado de Itaipu agora desequilibrará o contrato. (págs. 1 e A10)

Ideias
Fabio Giambiagi
Em vez de aproveitar o período das “vacas gordas”, o Brasil acentua distorções do funcionamento de sua economia. (págs. 1 e A11)

Comentários

Related posts

Destaques dos jornais de hoje – Correio Braziliense

A incrível história de um fantasma incidental.

Fábio Pannunzio

Bancada petista vai ouvir Sarney para esclarecer novas denúncias

Fábio Pannunzio

Leave a Comment