Blog do Pannunzio

Roriz é condenado por usar helicóptero do governo do DF fora do cargo

Folha Online

O ex-governador do Distrito Federal e pré-candidato Joaquim Roriz (PSC) foi condenado por improbidade administrativa pela juíza da 8ª Vara da Fazenda Pública do DF. A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB), que era vice de Roriz no mandato de 2003 a 2007, também foi condenada.

A Justiça aceitou pedido do Ministério Público para que os dois devolvam aos cofres públicos o dinheiro gasto pelo helicóptero do governo distrital para fins particulares e eleitorais. Cabe recurso.

Segundo a Promotoria, depois que deixou o cargo em março de 2006 para disputar uma vaga ao Senado, Roriz usou, pelo menos seis vezes, o helicóptero com consentimento de Abadia.

Na sua defesa, o ex-governador confirmou o uso do helicóptero, mas disse que foi a convite da então governadora. Segundo Roriz, ela “buscava colher todas as informações para se situar bem nas funções que lhe cumpria desempenhar”.

Ele ainda disse que os eventos a que foram com o helicóptero diziam respeito a projetos que haviam sidos iniciados na sua gestão. “O credenciava e, mais do que isso, impunha-lhe o dever de prestar todas as informações sobre concepção, filosofia e possíveis desdobramentos.”

Abadia afirma que foi buscar Roriz em sua casa com o helicóptero porque precisava de informações das obras que começaram na gestão dele.

Para a Justiça, Roriz mostrou em suas alegações que desconhece as diferenças entre o que é público e o que é particular. A juíza também chamou de “pueris” as afirmações da ex-governadora.

Clique aqui para ler a íntegra no site da Folha

Comentários

Related posts

PMDB põe tropa de choque no Conselho de Ética do Senado

Fábio Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – O Globo

Quadrilha se instalou no TJMT

Fábio Pannunzio

Leave a Comment