Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – O Globo

Desconfianças ainda no ar

1. O Irã continua enriquecendo urânio
2. Não aceita inspeções amplas
3. Quer o dobro do urânio que um reator civil precisaria

Libertação não foi um presente a Lula
Anunciada como “um presente ao Brasil” pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad, a libertação da professora francesa Clotilde Reiss, no sábado, após 10 meses de prisão no Irã, teve reciprocidade da França. Apesar de negar uma troca de prisioneiros, como Ahmadinejad pedira no ano passado, Paris libertou nas últimas duas semanas dois iranianos presos na França. (Págs. 1 e 25)

Dilma: fim da CPMF não gerou benefícios
Pré-candidata admite possibilidade de criar imposto para repor perdas no setor da Saúde

A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, criticou o fim da CPMF e disse que a medida tirou R$ 40 bilhões por ano da Saúde. Para garantir recursos, segundo ela, há duas opções: remanejar verbas ou criar imposto, numa negociação com o Congresso e a sociedade. Em entrevista à Rádio CBN, Dilma disse que a extinção da CPMF não reduziu preços: “Não vejo resultados práticos no bolso do consumidor.” Dilma cometeu uma gafe: chamou seu provável vice, Michel Temer (PMDB), de presidente do Senado – ele preside a Câmara. A crítica de Dilma não teve apoio nem do líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, um dos coordenadores da campanha dela. (Págs. 1, 4 e 9)

Magistrado é acusado de crimes na internet
O técnico de informática Thiago da Silva, funcionário de uma prestadora de serviços ao Tribunal de Justiça do Rio, confessou à polícia que agiu a mando do desembargador Roberto Wider, corregedor afastado do TJ, ao enviar e-mails falsos para o correio eletrônico dos 180 desembargadores do Rio em nome do jornalista Chico Otavio, do GLOBO. O desembargador nega participação no crime. (Págs. 1 e 3)

Itamaraty dá passaporte a parceiros gays
O Itamaraty passou a conceder passaportes diplomáticos ou oficiais para companheiros de servidores que trabalham em representações do Brasil no exterior. O documento oferece aos gays o mesmo tratamento dispensado aos casais heterossexuais. (Págs. 1 e 10)

Inflação em alta, mesmo com cortes
Nem o corte adicional de R$ 10 bi nos gastos anunciado pelo governo reduziu as expectativas de inflação para o ano. Especialistas do mercado, pela 17ª semana, apontam índice maior, agora de 5,54%. A previsão para o PIB subiu de 6,26% para 6,3%. (Págs. 1 e 17)

Perda de 85 mil cobras em SP afeta pesquisas
A destruição do maior acervo de cobras do mundo, do Instituto Butantan, provoca um dano irreparável às pesquisas e à catalogação de novas espécies. A importância histórica também é grande. O arquivo, de 85 mil exemplares, tinha 114 anos. (Págs. 1 e 26)

Comentários

Related posts

Motorista confirma que levou Lina Vieira à Casa Civil

Destaques dos jornais de hoje – Folha de S. Paulo

Destaques dos jornais de hoje – O Estado de S. Paulo

Leave a Comment