Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Valor Econômico

Foto legenda: Parceria em larga escala
Shamanna Balasubramanya, que em junho assumirá a presidência da Tata Consultancy Services no Brasil, pretende aumentar a integração com outros países da América Latina. Além de trocar tecnologia, também pretende ‘exportar’ brasileiros para projetos no exterior. (Págs. 1 e B1)

Presidenciáveis querem taxar minério
As mineradoras devem enfrentar um problema adicional no próximo governo. Tanto o pré-candidato tucano, José Serra, quanto a petista Dilma Rousseff e a senadora Marina Silva (PV-AC) já se posicionaram a favor do aumento da cobrança de royalties sobre minérios. A questão está mais avançada na pré-campanha de Dilma e já está marcada uma reunião para definir a proposta para o setor mineral. Serra afirmou pelo menos três vezes que vai elaborar uma proposta sobre o tema e mencionou que a receita dos municípios com a exploração mineral em todo o Estado de Minas Gerais é menor do que Macaé (RJ) recebe pelo petróleo. (Págs. 1 e A14)

Seminário discute investimento espanhol
O Valor e o jornal “El País” promovem hoje, em Madri, o seminário “Brasil: Parceria para uma Nova Economia Global”, que reunirá investidores, empresários e executivos brasileiros e espanhóis. Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros da área econômica, o seminário discutirá oportunidades para investimentos espanhóis no Brasil.

No evento, os participantes receberão a revista especial bilíngue
“Brasil-Espanha”, que identifica as afinidades entre os dois países e as possibilidades de crescimento dos investimentos espanhóis na economia brasileira. Mostra, ainda, que multinacionais brasileiras usam a Espanha como entrada para a Europa. A revista circula hoje para os assinantes do Valor. (Pág. 1)

União Europeia aperta o controle de fundos de hedge e private (Págs. 1 e C10)

Venezuela cria sistema de banda para tentar deter a desvalorização do bolívar (Págs. 1 e A11)

Arrecadação bate novo recorde

O aquecimento da atividade econômica fez a arrecadação federal somar R$ 70,9 bilhões em abril, valor recorde para o mês, com aumento real de 16,7% sobre igual período de 2009. (Págs. 1 e A4)

Ganhos de escala
Animadas com o crescimento do mercado imobiliário, principalmente nos segmentos mais populares, fabricantes de metais desenvolvem linhas específicas para a classe média. (Págs. 1 e B1)

Aquisição em TI
A Senior Solution, empresa brasileira líder no segmento de softwares e serviços de TI na área financeira, anuncia hoje a compra da consultoria Controlbanc. O valor do negócio não foi divulgado. (Págs. 1 e B2)

Exploração amazônica
A brasileira HRT Oil & Gas fechou contrato com a canadense Tuscany para construção e posterior aluguel de duas sondas de perfuração que serão utilizadas em blocos exploratórios na bacia do rio Solimões, no Amazonas. (Págs. 1 e B7)

Abertura açucareira
Governo cubano negocia a entrada de grupos privados estrangeiros no setor sucroalcooleiro do país, que chegou a ser o maior exportador de açúcar do mundo, mas terá o pior resultado em mais de cem anos. (Págs. 1 e B11)

Brasil agora apoia Moreno
Brasil muda de posição e passa a apoiar a reeleição do colombiano Luis Alberto Moreno à presidência do BID, em troca de agilidade na concessão de financiamentos para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. (Págs. 1 e C2)

Rolagem sem crise
A crise na Europa não prejudicou a captação de recursos dos grandes bancos brasileiros. As taxas dos CDBs são hoje muito inferiores às do segundo semestre de 2008. (Págs. 1 e C3)

Ideias
Martin Wolf
É errada a visão de que, caso as regras fiscais tivessem sido seguidas na zona do euro, agora tudo estaria bem. (Págs. 1 e A13)

Ideias
Cristiano Romero
O grande desafio dos fundos de pensão será se preparar para o novo momento da economia brasileira. (Págs. 1 e A2)

Comentários

Related posts

Durval Barbosa passou o reveillon em Brasília e está de namorada nova

Fábio Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Folha de S. Paulo

Destaques dos jornais de hoje – Folha de S. Paulo

Leave a Comment