Metrô do futuro
O plano do governo do Estado de São Paulo é expandir a rede de metrô e trem para 520 km até 2014, ano da Copa do Mundo, 590/0 mais que os 327 km atuais. O custo de contratos já firmados soma R$ 23 bilhões.
A maior dificuldade está no sistema de trem: ligação do centro a Cumbica sai do papel só se for construído o terceiro terminal de passageiros do aeroporto. (Págs. 1 e C3)
Foto legenda: Mais depressa
Funcionário testa esteira da estação Paulista do metrô; ligação com Faria Lima, a ser aberta hoje, se faz em 3,5 min enquanto, de ônibus, dura 22 min (Págs. 1 e C1)
Ministérios pressionam por veto a 7,7% para aposentados
Os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Guido Mantega (Fazenda) voltaram a pedir ao presidente Lula que vete o reajuste de 7,7% aos aposentados que ganham mais de um mínimo, aprovado pelo Senado.
Eles sugeriram nova medida provisória para reeditar o reajuste original, de 6,14%. Segundo auxiliares, Lula está indeciso. (Págs. 1 e A11)
Facebook diz que facilitará a proteção de dados pessoais
O executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, disse em artigo publicado nos EUA ter “errado o alvo” quanto à proteção das informações colocadas na rede.
Zuckerberg prometeu um “jeito mais simples de controlar informação”. Internautas criaram um movimento de saída do site, que diz ter hoje mais de 400 milhões de usuários. (Págs. 1 e B5)
Poder: Analistas veem com ceticismo chance de Lula chefiar a ONU (Págs. 1 e A4)
Editoriais
Leia “O dilema do aborto”, que propõe plebiscito sobre o tema; e “Reforma das agências”, acerca de falhas na atuação dos órgãos reguladores. (Págs. 1 e A2)