Blog do Pannunzio

Governo passa a divulgar gastos na web diariamente

Chico de Gois

O governo federal lançou nesta quinta-feira uma nova ferramenta que permitirá ao cidadão consultar, diariamente, todas as receitas e despesas realizadas por todas as unidades gestoras do poder Executivo. Os dados estarão disponíveis no Portal da Transparência , desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU). No portal, estarão disponíveis informações sobre os atos praticados em todas as fases necessárias à realização da despesa (empenho, liquidação e pagamento). Para isso, o portal será recarregado, em média, com 200 mil novos documentos por dia.

O ministro da CGU, Jorge Hage, disse, durante a cerimônia de lançamento da nova ferramenta, que esse instrumento coloca o Brasil num novo patamar, à frente, até mesmo, de países desenvolvidos.

– O governo federal dá hoje mais um grande passo na consolidação do nosso país como uma das grandes democracias do mundo moderno, assumindo, em novas áreas, o papel de liderança que lhe começa a ser reconhecido.

Para Hage a transparência é o pressuposto básico para a participação dos cidadãos e ajuda a evitar a corrupção e o desperdício.

– É, como se sabe, a melhor vacina contra a corrupção e o desperdício. Só pode fazer o que se tem feito aqui nos últimos sete anos um governo que não tem o que esconder do povo e que não tem compromisso com o erro.

Mesmo sem citar nomes, o ministro aproveitou para alfinetar o governo anterior, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

– Não quero aqui me deter em comparações com o passado. Mas é impossível deixar de lembrar que nada disso, ou praticamente nada disso, em matéria de transparência pública, existia antes de 2003 – discursou.

Clique aqui para ler a íntegra no site do Globo

Comentários

Related posts

Brasil, a grande delegacia de polícia

Sarney ignora STF e recontrata mulher de aliado

Destaques dos jornais de hoje – Valor Econômico

Leave a Comment