Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – O Globo

O aumento de 7,7% dos aposentados: Para ajudar Dilma, Lula nega orientação da área econômica
Presidente sanciona reajuste que, para ministro, abalaria ‘solidez orçamentária’

A três meses da eleição, o presidente Lula sancionou o reajuste de 7,7% concedido pelo Congresso a aposentados que ganham acima do mínimo. A decisão contrariou recomendações dos ministros da área econômica, que alertaram para o impacto nas contas – o custo total chegará a R$ 8,4 bilhões por ano. “Vamos deixar os velhinhos em casa, em paz”, disse Lula. Nos bastidores, sabe-se que Lula havia decidido desde o inicio manter o reajuste, mas demorou a anunciá-lo para não deixar apenas com o Congresso os ganhos políticos da medida e ajudar a candidatura da petista Dilma Rousseff ao Planalto. O presidente vetou o fim do fator previdenciário, que coíbe aposentadorias precoces. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, para quem o reajuste abalaria a “solidez orçamentária” do governo, agora disse que ele é possível, mas “vai doer”. (Págs. 1, 3 a 12 e editorial “Interesse eleitoreiro na sanção do reajuste”)

TSE multa PSDB por propaganda em site
O ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral, multou o PSDB em R$ 10 mil por propaganda eleitoral contra a candidata do PT ao Planalto, Dilma Rousseff, num site mantido por colaboradores tucanos. (Págs. 1 e 14)

Chávez persegue TV e afeta clientes de banco
Após intervenção do governo, agências do Banco Federal amanheceram fechadas, revoltando 300 mil correntistas. O presidente do banco é acionista da Globovisión, única TV crítica a Chávez. (Págs. 1, 28 e editorial “Falta futuro para Venezuela e Cuba”)

Comentários

Related posts

Sessão da CCJ é suspensa e decisão sobre convocação de ministra é adiada

Diploma para jornalista volta à pauta na CCJ

Destaques dos jornais de hoje – O Estado de S. Paulo

Leave a Comment