Planejamento tira do ar site com críticas ao governo
Após reclamações de ministros, o Ministério do Planejamento resolveu tirar do ar ontem o recém-lançado Portal do Planejamento, criado para auxiliar a formulação de políticas públicas. O alvo da polêmica é a seção “reflexões críticas”, que apontava a falta de resultados em programas do governo. Segundo o ministro Paulo Bernardo, seus colegas alegaram que não tinham sido chamados a discutir as críticas. (Pág. 1 e Nacional, pág. A17)
Ficha Limpa embaralha alianças
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral de vetar a candidatura de condenados antes da Lei da Ficha Limpa embaralhou a montagem dos palanques. No Rio, Anthony Garotinho (PR) deve desistir de candidatura ao governo. No DF, o governador Rogério Rosso (PMDB) decidiu se lançar, já que a candidatura de Joaquim Roriz corre risco. (Pág. 1 e Nacional, pág. A4)
Visão global
Alívio insuficiente
A resposta internacional à decisão de Israel de abrandar o cerco a Gaza foi fria, escreve Ian Black. (Pág. 1 e Internacional, pág. A22)
Claudio J. D. Sales: Royalties do setor elétrico
Todos os setores são onerados pelo peso morto gerado pelo excesso de impostos, mas no elétrico o fenômeno adquire graus inacreditáveis. (Pág. 1 e Economia, pág. B2)
Notas e informações
A ‘anistia’ revogada
Com o Ficha Limpa, a posse de mandato já não protegerá criminosos de colarinho branco. (Págs. 1 e A3)