Blog do Pannunzio

Destaques dos jornais de hoje – Valor Econômico

Foto legenda: Resultados modestos
O primeiro ministro japonês Naoto Kan e os presidentes russo Dmitry Medvedev e o americano Barack Obama participaram da reunião do G-20, no Canadá. (Págs. 1 e A11)

Brasil já tem seus viciados em tecnologia
O uso exagerado de aparelhos eletrônicos e da internet não é mais preocupação exclusiva de países como Estados Unidos ou Japão. O Brasil, ao mesmo tempo em que busca caminhos para reduzir a exclusão digital, começa a lidar com um novo problema: o vício tecnológico. Em São Paulo, o Hospital das Clínicas criou o Centro de Estudos de Dependência da Internet. O local atendeu mais de 200 pessoas até agora e a procura não para de crescer. Cidades como Rio de Janeiro e Porto Alegre também começam a se mexer. A compulsão faz vítimas como o empresário Jarbas Eduardo Leite, que perdeu três empregos porque não conseguia se desconectar da internet.
A indústria cumpre o seu papel. O lançamento de celulares, TVs e laptops nunca esteve tão acelerado, um cenário que, garantem os fabricantes, reflete o momento econômico e a vocação tecnológica do brasileiro, há muito tempo um recordista mundial de tempo de navegação na web. Publicitários lembram que a lógica da indústria sempre foi a da obsolescência e que a propaganda, por si só, não cria necessidade de consumo, apenas estimula desejos. (Págs. 1 e B2)

Lula quer eleger no NE 18 senadores
O presidente Lula escolheu o Senado como segunda prioridade das eleições e vai trabalhar para eleger os 18 senadores cujas vagas estão em jogo nos nove Estados do Nordeste. Lula acredita que pode usar sua popularidade para equilibrar a balança de poder no Senado, onde enfrentou dificuldades em seu governo. A oposição no Senado foi responsável, por exemplo, pelo fim da CPMF, que tirou R$ 40 bilhões de receita do governo. Lula também espera eleger a maioria dos candidatos ao Senado da base aliada no Norte, onde pretende derrotar outro adversário implacável em seus dois mandatos, o líder do PSDB na casa, Artur Virgílio, do Amazonas. (Págs. 1 e A6)

PSDB negocia com o DEM para não perder tempo na propaganda eleitoral (Págs. 1 e A8)

InBev quer crescer no segmento de cerveja premium no Brasil (Págs. 1 e B9)

Brasil vai investir R$ 50 bi em P&D em 2010 (Págs. 1 e Tecnologia&Inovação)

Educação a distância
Mercado de cursos de graduação a distância cresce no país. Em 2008, os alunos desse tipo de curso equivaliam a 15% dos estudantes no ensino superior tradicional. (Págs. 1 e A14)

Malboro muda ‘sobrenome’
A FDA, agência reguladora dos EUA para remédios, alimentos e também tabaco, obriga o Altria Group (Malboro) a retirar de suas embalagens palavra como “mild”, ‘light” e “low tar” (suave, leve e baixo alcatrão). (Págs. 1 e B4)

Cafezinho mais caro
Alta do café no mercado internacional, superior a 40% em 12 meses, leva torrefadoras a preparar reajustes para julho no varejo doméstico, ao redor de 25%. (Págs. 1 e B11)

Crédito imobiliário
Nunca o credito para construção e compra de imóveis esteve tão acessível no Brasil. O ano deve terminar com alta de quase 40% no ramo residencial. “A confiança cresceu com o ambiente econômico favorável”, diz Luiz França, da Abecip. (Págs. 1 e Caderno especial)

Pluma com preço de entressafra
Cotações firmes no exterior, em razão da oferta insuficiente, e grande volume de contratos antecipados no Brasil sustentam o preço do algodão em plena safra. (Págs. 1 e B12)

Rei da soja quer porto em Santarém
Maior produtor de soja do mundo e dono da maior ma plantada de algodão no país, Eraí Maggi Scheffer planeja construção de terminal portuário em Santarém (PA). (Págs. 1 e B12)

Alívio em Wall Street

A aprovação pelo Congresso dos EUA da reforma do setor financeiro, menos restritiva do que se esperava, agrada o setor e as ações de bancos sobem. (Págs. 1, A10 e C2)

Criação de games
Crescimento do mercado de produção de entretenimento para plataformas móveis, como smartphones, aumenta procura por desenvolvedores de jogos eletrônicos. (Págs. 1 e D10)

Acesso móvel
O avanço da banda larga móvel aquece a demanda por equipamentos de redes e amplia oportunidades para fornecedores. “O potencial é grande e o crescimento deve ser forte nos próximos anos”, diz Eduardo Ricotta, da Ericsson. (Págs. 1 e Caderno especial)

Ideias
Rodolfo Salm
A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte trará “paz de cemitério” para a região do empreendimento. (Págs. 1 e A12)

Ideias

Gustavo Loyola
Sob o prisma da responsabilidade fiscal, o Congresso vem se transformando num verdadeiro circo dos horrores. (Págs. 1 e A11)

Comentários

Related posts

Caseiro Francenildo recebe convite para virar político

Destaques dos jornais de hoje – Valor Ecônomico

PMDB apela para Lula na tentativa de acabar com a crise no Senado

Leave a Comment