Paes anuncia choque de ordem contra buraco de rua
Prefeitura vai processar empresas que deixarem asfalto em más condições
O prefeito Eduardo Paes se reunirá quarta-feira com representantes das empresas de serviços públicos para exigir que refaçam a pavimentação de forma adequada depois de abrirem buracos para fazer reparos nas redes subterrâneas. Ele anunciará regras mais severas: obras, mesmo as emergenciais, que não forem autorizadas serão embargadas. Um projeto de lei a ser enviado à Câmara elevará o valor das multas. As concessionárias que não se enquadrarem poderão ser processadas por danos ao patrimônio público. Levantamento da prefeitura mostrou em maio que 79 das principais 187 vias do Rio (42.24%) estão em situação crítica. (Págs. 1 e 12)
Média escolar piora em 20% das cidades
Oito estados não conseguiram cumprir metas previstas para ensinos médio e fundamental
Principal indicador de qualidade do ensino brasileiro, o Ideb piorou em 1.146 cidades, 20% do total, no período final do ensino fundamental (do 62 ao 92 ano). Os números do MEC são para 2009. Ao todo, 23% das cidades ficaram abaixo da média prevista no país. Em termos nacionais, as metas foram superadas, mas sem desempenho uniforme. Oito estados não alcançaram as metas dos ensinos médio e fundamental. O Rio não atingiu a meta do ensino médio. (Págs. 1, 10 e 11)
Ibope: Sudeste puxou crescimento de Serra
Pelos novos números do Ibope, José Serra (PSDB) cresceu cinco pontos no Sudeste e chegou a 41%, contra 34% de Dilma Rousseff (PT). O levantamento anterior, de 23 de Junho, apontou 37% para Dilma e 36% para Serra na região. O tucano também subiu no Norte e no Centro-Oeste. Nas três regiões, Dilma caiu. No Sul, os dois cresceram. No resultado geral, o Ibope deu empate de Dilma e Serra em 39%. (Págs. 1 e 3)