A campanha eleitoral para este segundo turno começa com Dilma Russef na defensiva e José Serra, aparentemente, no ataque. Ambos usam o mesmo bordão: Dizem que são a favor da vida.
Ora, mas quem aí é contra ? Como uma afirmação assim tão singela pode gerar tantas interpretações controversas — e ainda servir como elemento de diferenciação entre os dois candidatos ?
A rigor, afirmar que se é a favor da vida não diz nada. Porque, efetivamente, ninguém é contra a vida.
Da mesma forma, como gosta de ressaltar meu chefe Fernando Mitre, não se conhece ninguém que seja a favor do aborto. Por isso, imputar ao candidato A ou B a defesa do aborto é uma estupidez colossal.
Dilma Roussef nunca afirmou que é a favor do aborto. Ao sustentar a única posição sensata possível sobre esse tema, afirmou e reafirmou que é a favor da descriminalização. Que o assunto deve ser encarado como problema de saúde pública.
Somente os carolas mais empedernidos podem sustentar uma posição diferente. Nem os fanáticos seguidores do bispo Edir Macedo, nem a Igreja dos Mórmons são a favor da criminalização da interrupção da gravidez. Por que meia dúzia de padres sem nenhuma importância e de pastores histriônicos vão dar o mote dessa campanha ?
Mas é em torno desse tema medieval que o debate começa. Parece que estamos na iminência de eleger um bispo para governar a grande igreja chamada Brasil. E assim foi nas primeiras peças veiculadas na manhã de hoje.
Pelo menos já sabemos que não corremos o risco de ter um psicopata presidindo a República. Ambos os candidatos são “a favor da vida”.
Para nossa sorte, ambos pensam igualmente sobre o aborto. São a favor da descriminalização. Vão sustentar o contrário, mas são.
Talvez assim as mulheres que morrem aos milhares nos inferninhos — ou perfuradas pelas agulhas das curandeiras — tenham alguma chance de vir a ser atendidas nos hospitais públicos quando decidirem interromper a gravidez.
4 comments
Olá, Pannunzio!
Parabéns pelo blog, muito informativo e isento.
Muito bom texto em especial, concordo plenamente.
Você poderia fornecer uma fonte sobre a informação de que o Serra é a favor da descriminalização do aborto? Já tinha esse sentimento em razão de decisões e declarações de sua época de ministro, mas estava querendo fontes “oficiais” para mostrar para amigos fanáticos por ele que não acreditam quando falo.
Desde já agradeço e parabenizo mais uma vez!
Interrupção da gravidez?
Existem duas pergunta que não fizeram aos candidatos em questão: “Qual o seu conceito de vida humana?”
“O que está no ventre das mães que abortam voluntariamente?”
Eu ficaria muito feliz se ambos os candidatos respondessem essas perguntas.
Muito obrigado!
Olá meu amigo, tudo bem?
Parabéns por esta iniciativa. As vezes, sentimos nossas vozes aprisionadas pelo jornalismo diário, sem espaços para reflexões, crÃÂticas e desabafos.
Mari
Oi, Mari. Saudade de você. Estou em SP por estes dias. ‘As vezes sobra tempo pra um jantarzinho. Vamos ? Beijo.