da Reuters – Em sua última participação em uma reunião do Mercosul antes do fim do mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva... Lula rejeita chefiar ONU e diz temer poderio dos EUA

da Reuters –

Em sua última participação em uma reunião do Mercosul antes do fim do mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rejeitou estar à frente da secretaria-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e disse que teme que os Estados Unidos queiram ocupar todos os espaços na entidade.

Lula foi aclamado pelos demais presidentes presentes no encontro, realizado em Foz do Iguaçu (PR), e recebeu o incentivo do boliviano Evo Morales para ocupar a secretaria-geral da ONU.

“Eu só posso compreender a indicação como um gesto de cortesia do meu companheiro Evo Morales”, disse Lula a jornalistas.

O presidente voltou a defender um técnico para a secretaria-geral da ONU.

“Eu acho que a ONU precisa ser dirigida por algum técnico competente da ONU. Não pode ter um político forte na ONU, porque não pode ser maior que os presidentes dos países e eu fico meio preocupado se virar moda presidentes de países presidirem a ONU”, disse Lula.

“Daqui a pouco os EUA estão disputando, além do Conselho de Segurança, também o controle das Nações Unidas e aí tudo ficará mais difícil”, completou.

Disse ainda que, aos 65 anos, não vai “pendurar a chuteira” e que vai continuar fazendo política organizando os partidos da América Latina e levando experiências bem-sucedidas do Brasil a países da África.

“O Brasil tem políticas sociais extremamente exitosas e isso poderá servir de base para aplicação em outros países se eu respeitar as peculiaridades de cada país”, disse.

APELO
Lula foi aclamado por líderes reunidos na Cúpula do Mercosul, que fizeram um apelo para que ele represente a região, mesmo depois de deixar a Presidência do Brasil.

“Lula é um homem imprescindível, não apenas na América Latina, mas no mundo”, afirmou o presidente chileno, Sebastián Piñera.

O chileno também usou a frase “fica Lula”, numa referência aos pedidos de “fica Pelé” feitos pela torcida durante a partida de despedida do craque da seleção brasileira no Maracanã.

O presidente do Uruguai, José Mujica, chamou Lula de “embaixador plenipotenciário no conserto deste mundo”.

“Obrigado pelo que tem feito, obrigado pelo que tem que fazer”, disse Mujica a Lula, visivelmente emocionado.

Clique aqui para ler a íntegra no site da Folha

Comentários

  • Panchenlama

    18/12/2010 #1 Author

    Addendum – Em verdade, o jornal 'El Pais' elege Lula como um dos cinco maiores hipócritas do mundo.

    Responder

  • Panchenlama

    18/12/2010 #2 Author

    Corrigenda – 'O jornalista Moises Naim, …"

    Responder

  • Panchenlama

    18/12/2010 #3 Author

    O jornalista Moises Nahim, em 12 de dezembro de 2009, nas páginas do maior jornal espanhol, 'El Pais,' assina um magistral artigo intitulado: 'Luis Inácio Lula da Silva, um dos maiores hipócritas do mundo'. E prova!

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *