Blog do Pannunzio

CPI da BR: Sarney oficia partidos para que indiquem participantes

Da Agência Senado (www.senado.gov.br)

O presidente do Senado, José Sarney, emitiu, na manhã desta terça-feira (19), ofícios aos líderes partidários pedindo-lhes que indiquem nomes para compor as CPIs da Petrobrás e da Amazônia, cujos requerimentos de instalação foram lidos em plenário na última sexta-feira (15). Indagado por jornalistas sobre a CPI da Petrobrás, ele disse que não deseja se manifestar sobre o assunto.

– Como presidente da Casa, quero manter uma posição de distanciamento, cumprindo rigorosamente o que determina o Regimento Interno e o que impõe a Constituição Federal. Não quero, portanto, opinar.

Nos Ofícios, Sarney pede as indicações de 11 titulares e sete suplentes para cada uma dessas CPIs, de acordo com cálculos de proporcionalidade e no prazo de cinco dias, fixado em acórdão pelo Supremo Tribunal Federal.

Ele pede aos líderes do Governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), e do Bloco da Maioria, Renan Calheiros (PMDB-AL), a indicação, cada um, de três titulares e dois suplentes; ao líder do DEM, José Agripino (RN), a indicação de dois titulares e um suplente; aos líderes do PSDB, Arthur Virgilio (AM), e do PTB, Gim Argello (DF) a indicação, cada um, de um titular e um suplente; e ao líder do PDT, Osmar Dias, a indicação de um titular. Em tese, os governistas teriam seis dos 11 integrantes na CPI.

Requisitados os nomes para as CPIs, Sarney disse que aguarda agora a manifestação dos líderes partidários. Ele afirmou que as Comissões se instalarão na hora que esses líderes quiserem, “podendo ser o mais rapidamente possível”.

 

Leia a íntegra da notícia no site da Agência Senado clicando aqui.

Comentários

Related posts

PSDB vai votar em branco nas eleições para presidência do Conselho de Ética

Fábio Pannunzio

Democratas decidem pedir afastamento de Sarney

Dilma muda tom e defende o ambiente

Fábio Pannunzio

Leave a Comment