Notí­cias O Globo

Queda de energia provoca apagão e deixa parte do Nordeste sem luz

Energia restabelecida em Natal, por volta das 4h30m / Reprodução do Twitter

Uma falha no fornecimento de energia fez com que parte da região Nordeste ficasse sem luz no início desta madrugada. Internautas relataram que o blecaute deixou no escuro os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Na capital baiana a queda de energia atingiu o Parque de Exposições, onde acontece o Festival de Verão de Salvador. O show da cantora Ivete Sangalo teve que ser atrasado em 40 minutos por causa do apagão. Apenas os palcos, que funcionam com suporte de geradores, continuaram funcionando. Segundo informações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), divulgadas pelo jornal A Tarde, uma linha de transmissão entre Sobradinho (BA) e a cidade de Petrolândia (PE) saiu de operação, desarmando a substação da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. As usinas de Xingó e Paulo Afonso também teriam sido atingidas pelas consequências do apagão.

O problema afetou diversas estações que alimentam o Nordeste, e a energia começou a retornar a partir da 00h30. Mas até às 3h30m alguns internautas ainda relatavam problemas com o restabelecimento da luz em capitais como Natal e João Pessoa, e em grandes cidades do interior como Feira de Santana, na Bahia, e Campina Grande, na Paraíba.

A Coelce, empresa que fornece energia elétrica para o Ceará, informou por volta das 3h30m através do Twitter que a luz já foi restabelecida em todo o estado. Em outras partes do Nordeste, porém, a população ainda está às escuras.

Às 4h30m, internautas relataram que em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e em Campina Grande, na Paraíba, a energia já tinha voltado. Mas grandes cidades do interior nordestino, como Olinda, em Pernambuco, e Vitória da Conquista, na Bahia, ainda permaneciam sem luz elétrica.

Detentos do presídio Aníbal Bruno, em Recife, aproveitaram a falta de energia para atacar um grupo rival. Um preso foi morto com uma faca artesanal e um segundo detento, atacado a tijoladas, está internado em um hospital da capital pernambucana.

De acordo com o estudante Thiago Galdino, de 23 anos, morador do bairro Casa Amarela, também em Recife, a falta de luz na cidade começou por volta das 23h (meia-noite horário de Brasília). Segundo Thiago, além da luz, os serviços de telefonia fixa e internet também não funcionam.

– Eu estava ouvindo jogo na rádio e a transmissão parou. Depois o locutor entrou no ar e falou que havia um problema de energia na cidade e pediu que os ouvintes ligassem para informar quais bairros estavam sem luz. Conforme as pessoas foram ligando e contando que falaram com parentes de outros lugares, descobrimos que outras cidades de Pernambuco e do Nordeste também estavam no escuro – disse Thiago.

No Twitter, internautas postaram fotos e fizeram relatos da escuridão em Salvador, Recife, Maceió, João Pessoa, Fortaleza, Aracaju, Natal e São Luís. Enquanto o blecaute movimentava o microblog, fazendo a hashtag #apagão figurar nos Trending Topics – os assuntos mais comentados no Twitter – o site da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco estava fora do ar.

via Queda de energia provoca apagão e deixa parte do Nordeste sem luz – O Globo Online.

Related posts

Governo apresenta daqui a pouco proposta para acabar com a greve dos professores

Fábio Pannunzio

Prisões demais

Fábio Pannunzio

Governo quer idade mínima para aposentadoria do INSS

Leave a Comment