Ed Wanderley, do Diário de Pernamuco – Piadas ou expressões claras, e ilegais, de xenofobia? Infelizmente, em mais um episódio de dificuldades no Nordeste, o separatismo ainda presente na mente de algumas pessoas encontra espaço nas redes sociais, gerando incômodo e revolta. Entre os assuntos mais comentados da rede mundial de microblogs, o twitter, a expressão ‘#apagao’ continua em discussão, agora, por conta de comentários preconceituosos de alguns usuários.
O início da ‘brincadeira’ foi simples, com a sacada “Disseram ao estagiário da Chesf: ‘o último a sair apaga a luz’”. Em seguida, o usuário Pedro Felipe Teles, da cidade de Bela Vista, em Goiás @pfteles postou: “Nordeste está sofrendo com #apagao, como assim? Lá já existia energia?”.
A frase não apenas incitou respostas em revolta, mas também piadas mal interpretadas e mais demonstrações de xenofobia. De um lado, Leandro Cavinato @lecavinatto brincava dizendo que “Certamento o #apagao de ontem no Nordeste foi porque Deus, cansado de ouvir axé, tirou o Estado da tomada”, de outro, um usuário, identificado apenas pelo avatar @oseparatista, do Rio Grande do Sul, reforçava “Apagão no Nordeste? Aproveita e some! Vai pedir Bolsa-energia agora, é só o que falta”, postou.
A ação causou mais do que desconforto para usuárias como Rebecca Cirino @rebeccacirino, que lembrou do recente episódio da estudante de direito Mayara Petruso, processada por demonstrações de preconceito contra os nordestinos durante o episódio das enchentes que atingiram Pernambuco e Alagoas, em junho do ano passado. “Alô Ministério Público, tem mais um imbecil aqui!” postou, denunciando um dos abusos.
O ressentimento foi ainda maior entre aqueles que começaram a respostar uma das frases que mais ganharam força nesta manhã, durante o episódio: “Pros que estão falando M… do NE. Nas próximas enchentes no RJ, nós ainda lembraremos de vocês. Não se preocupem”. O protesto de um dos usuários, Marcos Túlio Athayde @mtathayde, acabou ganhando força e representa a lamentação de usuários quanto à ignorância de um grupo que ainda não compreendeu que respeito aos outros e às leis é desejável e exigível em todas as regiões do país.
2 comments
de boua somos muuuito melhores que vcs…
Desde os primórdios,nós nordestinos,sofremos com essa discriminação declarada e “sórdida”.Mas isso é uma forma tão ignorante de demonstrar uma superioridade que insistem em dizerem que àtêm.Algo como pena é o que eu cultivo àaqueles que um dia não quiseram serem chamados de brasileiros.Sou natalense com muito orgulho ,e me sinto descepicionada com tamanho desdém de pessoas as quais tratamos com tanto afago,quando chegam em nosso Estado para visitar e ainda saem debochando muitas vezes ainda no meio de uma frase nossa:Sejam Sempre Bem-Vindos.