Deu no jornal Folha de São Paulo Internacional Notí­cias Polí­tica

EUA incentivam novos protestos no Irã

O alastramento da onda de protestos no mundo árabe e no Oriente Médio para o Irã reacendeu a rixa entre o regime islâmico e os Estados Unidos, com o governo americano aumentando o tom no apoio à oposição iraniana.

Anteontem, milhares de iranianos foram às ruas protestar contra o regime pela primeira vez desde a série de manifestações de 2009 contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Duas pessoas morreram durante confrontos -segundo o governo, dois membros das forças de segurança.

O presidente dos EUA, Barack Obama, condenou a repressão iraniana às manifestações e ironizou o contraste da reação aos levantes oposicionistas locais e no Egito.

“Acho irônico que o governo do Irã celebre o que ocorreu no Egito [a deposição do aliado americano Hosni Mubarak na última sexta] quando agiu em total contraste, atirando e batendo nas pessoas que querem se expressar de um modo pacífico.”

“Espero que continuemos a ver o povo iraniano tendo a coragem de expressar seu desejo de mudança”, afirmou o americano, na Casa Branca.

As declarações foram rebatidas por Ahmadinejad, para quem os “inimigos” que convocaram os protestos não alcançarão seus objetivos.

Anteontem, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, já havia expressado seu apoio à oposição no Irã e afirmado que os manifestantes “merecem os mesmos direitos exercidos pelo Egito”.

A Chancelaria iraniana reagiu afirmando que “os comentários dos responsáveis americanos resultam da confusão em relação às mudanças que ocorrem na região”.

via Folha de S.Paulo – EUA incentivam novos protestos no Irã – 16/02/2011.

Related posts

Ministros já debatem tamanho das penas

Bolsa-Eleição vai custar ao País um Aeroporto de Congonhas

Fábio Pannunzio

Para Hillary, Dilma criou ‘padrão global’ contra a corrupção

Leave a Comment