Deu no jornal Folha de São Paulo Internacional Notí­cias Polí­tica

Ditadura líbia alerta para guerra civil

Em meio à violência crescente e a indícios de que a segunda cidade do país foi tomada por opositores, o filho do ditador da Líbia ordenou ontem às forças de segurança que restaurem a ordem “a qualquer custo”.
Saif el Islam, filho do coronel Muammar Gaddafi, foi à TV após um dia em que o numero de mortos no país, em seis dias de revolta contra o regime, chegou a 233, segundo organizações de defesa dos direitos humanos.
Ele descartou a renúncia do pai, mas admitiu que o Exército se excedeu com os manifestantes e prometeu uma reforma total do regime.
Além de uma nova Constituição, propôs dar autonomia a regiões do país e reduzir o papel do governo central. A alternativa, afirmou, é a guerra civil.
“Faremos um regime completamente diferente ou teremos que nos preparar para o confronto e para rasgar a Líbia em pedaços”, disse Saif el Islam, que acusou os manifestantes de ter uma agenda separatista apoiada por grupos estrangeiros.
Logo após o discurso, foram ouvidos intensos tiroteios na capital, Trípoli, onde até então não havia registro de violência.
Durante a noite surgiram relatos de choques entre policiais e manifestantes em vários bairros da capital.
Carros foram queimados e pessoas jogaram pedras nos cartazes do ditador espalhados pela cidade.
O principal foco dos distúrbios durante todo o dia continuou sendo a cidade de Benghazi, a segunda maior do país, situada a 1.000 km a leste de Trípoli
Forças de segurança abriram fogo com armas pesadas contra milhares de pessoas que participavam de um funeral para opositores do regime em Benghazi (leste), em cena descrita por testemunhas como “massacre”.
O isolamento da Líbia, onde há raros jornalistas estrangeiros, aumentou desde a sexta-feira passada, quando o regime cortou a internet e dificultou os telefonemas.

via Folha de S.Paulo – Ditadura líbia alerta para guerra civil – 21/02/2011.

Related posts

Bem-vindo, DDT! E rápido!

Fábio Pannunzio

Órgãos públicos demonstram despreparo para Lei de Acesso

A semana mais importante da história deste País para Lula

Fábio Pannunzio

Leave a Comment