A primeira parte da ajuda militar e civil prometida pelos Estados Unidos começou a chegar ao Japão neste sábado, e, a partir de domingo,...

A primeira parte da ajuda militar e civil prometida pelos Estados Unidos começou a chegar ao Japão neste sábado, e, a partir de domingo, chegarão ainda navios, soldados, especialistas, equipamentos e equipes de resgate.

A  Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), que pertence ao Departamento de Estado, informou neste sábado que, a pedido do Governo japonês, mobilizou equipes de resgate de Fairfax (Virgínia) e Los Angeles para ajudar o Japão em seus trabalhos de emergência após o trágico terremoto de 8,9 graus na escala Richter que abalou na sexta-feira o norte e o leste do país.

No total, cerca de 150 especialistas e 12 cães farejadores devem chegar no domingo a Misawa.

A equipe de assistência para a resposta a desastres da Usaid, que costuma avaliar as necessidades em situações de emergência, já se encontra no Japão para coordenar a ajuda de todas as agências do Governo americano.

A base aérea americana de Yokota, perto de Tóquio, serve de comando principal das Forças Armadas dos EUA para coordenar a ajuda humanitária e, segundo o embaixador no Japão, John Roos, ela foi importantíssima nas primeiras horas depois do terremoto ao servir para a aterrissagem de voos que não podiam fazê-lo na capital. EFE

via Ajuda dos EUA começa a chegar ao Japão – Yahoo! Notícias.

Comentários


Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *