Internacional Manchetes Notí­cias Polí­tica

Obama e Dilma assinam dez acordos. O de cooperação espacial é bem divertido

Dez acordos e protocolos serão assinados durante a visita de Obama ao Brasil. Tratam de comércio bilateral, transportes aéreos, apoio a organização de grandes eventos desportivos, cooperação técnica, cooperação científica, desenvolvimento de biocombustíveis para aviação, desevolvimento de atividades remuneradas por parentes de diplomatas e da cooperação para uso pacífico do espaço exterior.

Este último é bem divertido. O Blog destacou alguns trechos do documento para que você possa entender como a diplomacia pode ser tautológica e, em alguns momentos, até engraçada. Veja só:

Terrenos na Lua: “Recordando o Tratado sobre os Princípios Reguladores das Atividades dos Estados na Exploração e no Uso do Espaço Cósmico, inclusive a Lua e Demais Corpos Celestes, concluído em 27 de janeiro de 1967, do qual ambos Estados são Partes”

Definição de veículo de transporte :“Veículo de Transporte” significa qualquer veículo que opere no espaço e que transfira Cargas, pessoas ou ambos entre dois objetos espaciais diferentes, entre dois lugares no mesmo objeto espacial, ou entre um objeto espacial e a superfície de um corpo celeste. Um Veículo de Transporte também inclui um veículo que parte do, e retorna ao, mesmo local de um objeto espacial”.

Não me invente nada: “Não se prevê que haja invenções conjuntas na execução deste Acordo.”

Quanto menos responsabilidade, melhor: “As Partes concordam que uma abrangente renúncia recíproca de responsabilidade aprofundará a cooperação na exploração, na explotação e nos usos do espaço exterior”.

A propósito, o documento cita 13 vezes a expressão “espaço exterior”. Mas não define, em momento algum, o que vem a ser espaço exterior. Os jornalistas que cobrem a visita asseguram que faz parte do espaço exterior tudo aquilo que está além dos limites do espaço interior.


Related posts

Ao STF, Dirceu dirá que Jefferson ‘inventou’ mensalão

Vídeo em que ex-escrivã de polícia é despida em delegacia cai na internet

Fábio Pannunzio

Senado recebe anteprojeto para modificar Código Penal de 1940

Leave a Comment