Dez acordos e protocolos serão assinados durante a visita de Obama ao Brasil. Tratam de comércio bilateral, transportes aéreos, apoio a organização de grandes...

Dez acordos e protocolos serão assinados durante a visita de Obama ao Brasil. Tratam de comércio bilateral, transportes aéreos, apoio a organização de grandes eventos desportivos, cooperação técnica, cooperação científica, desenvolvimento de biocombustíveis para aviação, desevolvimento de atividades remuneradas por parentes de diplomatas e da cooperação para uso pacífico do espaço exterior.

Este último é bem divertido. O Blog destacou alguns trechos do documento para que você possa entender como a diplomacia pode ser tautológica e, em alguns momentos, até engraçada. Veja só:

Terrenos na Lua: “Recordando o Tratado sobre os Princípios Reguladores das Atividades dos Estados na Exploração e no Uso do Espaço Cósmico, inclusive a Lua e Demais Corpos Celestes, concluído em 27 de janeiro de 1967, do qual ambos Estados são Partes”

Definição de veículo de transporte :“Veículo de Transporte” significa qualquer veículo que opere no espaço e que transfira Cargas, pessoas ou ambos entre dois objetos espaciais diferentes, entre dois lugares no mesmo objeto espacial, ou entre um objeto espacial e a superfície de um corpo celeste. Um Veículo de Transporte também inclui um veículo que parte do, e retorna ao, mesmo local de um objeto espacial”.

Não me invente nada: “Não se prevê que haja invenções conjuntas na execução deste Acordo.”

Quanto menos responsabilidade, melhor: “As Partes concordam que uma abrangente renúncia recíproca de responsabilidade aprofundará a cooperação na exploração, na explotação e nos usos do espaço exterior”.

A propósito, o documento cita 13 vezes a expressão “espaço exterior”. Mas não define, em momento algum, o que vem a ser espaço exterior. Os jornalistas que cobrem a visita asseguram que faz parte do espaço exterior tudo aquilo que está além dos limites do espaço interior.




Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *