Folha Online – O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, está morto e seu corpo está em posse das autoridades norte-americanas,...

Folha Online –

O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, está morto e seu corpo está em posse das autoridades norte-americanas, informou neste domingo a imprensa americana citando fontes do governo dos EUA.

Segundo a emissora CNN, o líder terrorista foi morto em uma mansão nos arredores de Islamabad, no Paquistão, durante uma ação do Exército americano.

A rede de televisão Fox News, por sua vez, informou que Osama morreu há uma semana em um bombardeio e que as autoridades americanas esperavam o resultado de um exame de DNA para confirmar sua identidade.

Em nota divulgada na noite deste domingo, a Casa Branca informou que o presidente americano, Barack Obama, fará dentro de instantes um pronunciamento com maiores informações sobre o ocorrido.

O obscuro ex-colaborador da CIA tornou-se sinônimo de terrorismo na década. Engenheiro civil, é um dos cerca de 50 filhos do construtor saudita Mohammed bin Laden.

Osama bin Laden iniciou sua carreira no Afeganistão nos anos 70, ajudando os EUA a expulsar tropas soviéticas. Criou a Al Qaeda (a base, em árabe) em 1998 e no mesmo ano mostrou seu cartão de visitas explodindo embaixadas americanas no Quênia e Tanzânia.

Em 2001 veio sua ação mais espetacular, contra as Torres Gêmeas e o Pentágono. Virou alvo número um dos Estados Unidos, procurado vivo ou morto. Esteve por trás, ou serviu de inspiração, para ataques em países tão diversos como Espanha, Indonésia, Marrocos e Turquia.

Clique aqui para ler a íntegra no site da Folha



Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *