Jornalismo Notí­cias Polí­tica Racismo

Paulo Paim: “Alma não tem cor”

O Senador Paulo Paim (PT-RS), único parlamentar afro-descendente do Senado da República, declinou do convite para testemunhar a favor do blogueiro Paulo Henrique Amorim no processo aberto pelo comentarista político da Rede Globo Heraldo Pereira. Meses atrás, Paim foi procurado pelo blogueiro, que pretendia obter dele o testemunho de que não é racista.

Paulo Henrique Amorim propôs um acordo, ainda não integralmente cumprido, para evitar a condenação iminente. Foi obrigado a pagar RS 30 mil a uma instituição de caridade e a se retratar publicamente em sua própria página eletrônica e em dois grandes jornais.

Em entrevista ao Blog do Pannunzio, Paulo Paim justificou as razões de sua recusa. Ele entende que a expressão “negro de alma branca” está carregada de preconceito racial — o oposto do que PHA pretendia que ele declarasse em juízo. “A alma do negro e do branco é uma só e não tem cor”, declarou o senador petista ao Blog. “Acho que devemos coibir que esse tipo de expressão seja usado. É inadmissível que esse tipo de expressão seja usado para qualificar ou desqualificar alguém”.

Related posts

Em São Paulo, campanhas fazem guerra jurídica

Japão tem 215 mil pessoas em abrigos após terremoto

Impeachment ao vivo

Fábio Pannunzio

5 comments

Renato 02/04/2012 at 21:24

Não há um negro na direção desse Partido Picareta e ele quer acusar os outros de racismo? Procurem nos ministérios petistas: quantos negros são ministros? Procurem no Congresso: quantos negros ocupam cadeiras pela legenda petista? Mais: procurem quantos índios e amarelos ocupam cargos de destaque no partido. Partidinho Picareta! E ainda tem idiota que acredita no discurso antirracismo “farso” (como diria o estuprador de sigilo bancário) como nota de três reais dessa súcia. É aquela máxima leninista “acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é”. Negro pro PT só serve pra uma coisa: levar borrachada da PM nas ruas. Discurso de petista só cola com otários!

Reply
mts 14/03/2012 at 17:41

hehehe…qual petralha agora vai tentar o malabarismo de concordar com paim e com pha.

Dificil vida de um petralha mulherzinha de mensaleiro.

Reply
Marlon 12/03/2012 at 11:47

Pois é, a máscara vai caindo aos poucos. Espero que o pessoal do MPF leve em conta os vários descumprimentos das decisões judiciais e seja mais pesado neste processo. Não conhecia o seu blog, muito boa a sua abordagem, direto ao ponto!

Reply
Edno Lima 12/03/2012 at 00:18

Há um boçal, um menino de recados do pha, o Eduardo Guimarães que ficou repercutindo a baboseira que a Globo é racista, pois há poucos negros realmente, mas eles são melhores representados lá na Globo do que no Congresso Nacional. \Mas ele não publica esses comentários, que são desmoraz/lizante para ele.

Reply
Flávio Furtado de Farias 10/03/2012 at 23:43

Admirável a postura do senador Paim. Eu não me prestaria também ao papel de defender o PHA nesta causa. Na verdade, sou favorável que ele cumpra o acordo como, gentilmente, Heraldo possibilitou.

Reply

Leave a Comment