O Senador Paulo Paim (PT-RS), único parlamentar afro-descendente do Senado da República, declinou do convite para testemunhar a favor do blogueiro Paulo Henrique Amorim no processo aberto pelo comentarista político da Rede Globo Heraldo Pereira. Meses atrás, Paim foi procurado pelo blogueiro, que pretendia obter dele o testemunho de que não é racista.
Paulo Henrique Amorim propôs um acordo, ainda não integralmente cumprido, para evitar a condenação iminente. Foi obrigado a pagar RS 30 mil a uma instituição de caridade e a se retratar publicamente em sua própria página eletrônica e em dois grandes jornais.
Em entrevista ao Blog do Pannunzio, Paulo Paim justificou as razões de sua recusa. Ele entende que a expressão “negro de alma branca” está carregada de preconceito racial — o oposto do que PHA pretendia que ele declarasse em juízo. “A alma do negro e do branco é uma só e não tem cor”, declarou o senador petista ao Blog. “Acho que devemos coibir que esse tipo de expressão seja usado. É inadmissível que esse tipo de expressão seja usado para qualificar ou desqualificar alguém”.
5 comments
Não há um negro na direção desse Partido Picareta e ele quer acusar os outros de racismo? Procurem nos ministérios petistas: quantos negros são ministros? Procurem no Congresso: quantos negros ocupam cadeiras pela legenda petista? Mais: procurem quantos índios e amarelos ocupam cargos de destaque no partido. Partidinho Picareta! E ainda tem idiota que acredita no discurso antirracismo “farso” (como diria o estuprador de sigilo bancário) como nota de três reais dessa súcia. É aquela máxima leninista “acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é”. Negro pro PT só serve pra uma coisa: levar borrachada da PM nas ruas. Discurso de petista só cola com otários!
hehehe…qual petralha agora vai tentar o malabarismo de concordar com paim e com pha.
Dificil vida de um petralha mulherzinha de mensaleiro.
Pois é, a máscara vai caindo aos poucos. Espero que o pessoal do MPF leve em conta os vários descumprimentos das decisões judiciais e seja mais pesado neste processo. Não conhecia o seu blog, muito boa a sua abordagem, direto ao ponto!
Há um boçal, um menino de recados do pha, o Eduardo Guimarães que ficou repercutindo a baboseira que a Globo é racista, pois há poucos negros realmente, mas eles são melhores representados lá na Globo do que no Congresso Nacional. \Mas ele não publica esses comentários, que são desmoraz/lizante para ele.
Admirável a postura do senador Paim. Eu não me prestaria também ao papel de defender o PHA nesta causa. Na verdade, sou favorável que ele cumpra o acordo como, gentilmente, Heraldo possibilitou.