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Abrindo a caixa-preta: Líder do PPS vai protocolar requerimento para saber quanto Paulo Henrique Amorim recebe do Banco do Brasil

Rubens Bueno, líder do PPS

O líder do PPS, Deputado Rubens Bueno (PR), vai protocolar, nesta quinta-feira, requerimento de informações dirigido ao Banco do Brasil para saber quanto os autoproclamados blogues progressistas recebem de verba de patrocínio da instituição. Ao contrário do que fizeram os Correios e a Caixa Econômica Federal, o BB se negou a revelar o montante destinado ao blog Conversa Afiada, do jornalista da Record Paulo Henrique Amorim.

PHA recebeu R$ 833 mil da Caixa Econômica Federal por 20 meses de veiculação de um banner. O montante equivale a quase 3 vezes o valor patrocínio cedido a todos os outros blogues somados, que receberam pouco mais de R$ 145 mil. Dos Correios, o Conversa Afiada levou ao menos R$ 120 mil entre o fim do ano passado e o início de 2012.

Em correspondência enviada por e-mail ao Blog do Pannunzio, a assessoria de imprensa do Banco do Brasil afirmou que 153 sites e blogs foram aquinhoados com verbas publicitárias. As páginas teriam sido escolhidas em função da “cobertura e audiência”, sem mais detalhes. O banco alega que não divulga os valores destinados aos blogues “em respeito ao sigilo comercial”. Como não há a mesma transparência adotada pela CEF e Correios, não é possível saber se o referido contrato contém ou não uma cláusula que impeça o BB de revelar o montante.

Uma vez apresentado o requerimento, o Presidente da Câmara Federal têm um prazo de  cinco sessões para encaminhá-lo. Órgãos da administração direta e indireta são obrigados a respondê-lo em no máximo 15 dias.

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18 comments

Fernando SP 15/03/2012 at 20:10

Fabio, a questão dos patrocínios ao PHA já foi corretamente explicada pelo próprio. Sou crítico dele pela forma como se expressa em relação a alguns fatos. Entretanto não cabe a desconfiança de quem quer que seja em relação aos patrocínios que ele recebe. O fato do PHA trabalhar na Record não deve ser considerado como fator que te leve a questionar tais patrocínios. Politicamente falando é óbvio que há profundas divergências entre suas posições, mas repito, não deve ser razão para questionamentos desse tipo.

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Fábio Pannunzio 15/03/2012 at 20:48

Há sim. Qualquer estagiário sabe que um jornalista não pode pegar dinheiro de suas fontes. Essa prática venal foi banida quando da regulamentação da profissão. Era tolerada no tempo em que Chatô, ao oferecer empregos, perguntava para que o jornalista iria ainda querer salário.
Pergunte a qualquer redação séria — obviamente não é o caso da Record — o que aconteceria se o repórter esportivo recebesse do Corinthians ou do São Paulo para dar notícias favoráveis ao time que lhe paga e destruir o que não molha sua mão. Ou ao editor de cultura, o que faria caso seu crítico de cinema recebesse dinheiro de uma empresa de exibição para recomendar seus filmes e detonar os do concorrente.
Os valores também são absurdos. O video mais exibido da história do Youtube rendeu apenas 280 mil reais ao autor. Escrevendo suas bobagens, que meia dúzia de gatos pingados lêem, PH arrecadou quatro vezes isso só da CAIXA e dos Correios. E tem mais por aí. Aguarde e você verá. Paulo Henrique é um prodígio dessa tal de nova mídia, que nada mais é do que a reedição das piores práticas folhetinescas dos “Anos Dourados”. Só não enxerga quem se faz de cego.

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Edgar Ledgard 16/03/2012 at 08:43

Como explicar as propagandas no meio do jornal da band meu caro ?
E falo não no horário do comercial normal , falo no instante de uma reportagem para outra. Já vi isso é fiquei perplexo.

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Fábio Pannunzio 16/03/2012 at 10:15

Edgar, todos os seus comentários foram liberados. Você tem razão quando critica o baixo nível de alguns deles. Agora estou moderando — e não admito ataques pessoais, seja que de lado eles vierem.
Sobre a publicidade, é justo seu pleito para que sejam comparadas verbas cedidas também a veículos de comunicação. Mas devemos compará-las entre iguais. Um blog é um blog, uma rede de tv é outra coisa. Um blog é apenas seu autor e suas idéias. Uma empresa de comunicação são milhares de funcionários, de jornalistas, etc.

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Wiliam Junior 15/03/2012 at 09:31

Prezado,

Será que o nobre deputado pedirá também que Revista Veja, Organizações Globo, Folha da Manhã, Organizações Estado recebem do governo de São Paulo ?

Do mesmo modo, Panunzio, a empresa a qual você trabalha poderia divulgar quanto recebe de empresas estatais, visto que estas talvez sejam os maiores anunciantes da Band.

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Fábio Pannunzio 15/03/2012 at 09:35

Vamos botar então a Record nesse bolo ? Porque blog é uma coisa, empresa de comunicação é outra. Por que você não se preocupa também com os negócios de mídia da IURD ?

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Fábio Pannunzio 15/03/2012 at 09:40

A empresa na qual eu trabalho, no caso que importa, é o meu blog. Estamos tratando da imprensa marrom, não da mídia independente.

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Ricardo Contadini 15/03/2012 at 10:41

O X da questao e’ empresa estatal patrocinar sites ou blogs ou seja la’ o que for CONDENADO por INJURIA RACIAL. Isso e’ inaceitavel. Nao vou nem falar da questao partidaria, outro absurdo.

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mts 15/03/2012 at 01:24

Um adendo.
PPS e DEM fazem alguma oposicao.
PSDB eh um partido frouxo.
Incrivelmente frouxo.

Quem viu o resumo q o partido fez do governo dilma, acharia q foi feito pelo governo.

Cabe a imprensa, artigos como os do Villa, um dos mais claros, verdadeiros e contundentes que ja vi sobre o clepto-lullopetismo.

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mts 15/03/2012 at 01:21

Incrivel como os petistas fazem o contrario do que exigem dos outros.
Durante anos na oposicao, ganharam a fama absurda de eticos, transparentes.
Se portavam como escoteiros dedos duros, boicotando qquer iniciativa de adversarios, mesmo as boas para o pais.
O plano real que hoje querem roubar a paternidade, e um exemplo. Petralhas foram contra. Mercadante, como um dos exemplos, usou seus conhecimentos em economia(nem aproveitados pelo proprio pt) para vaticinar um fracasso.

Pena que o pais tem memoria curta.
E agora, os mesmo escoteiros de outrora, sao os reis do sigilo.
Tanto para nao dar satisfacao a sociedade, inclusive com os gastos do cartao corporativo pessoal da bugrada, como do bb, petrobras,etc.

So nao gostam de sigilo de caseiro, adversario politico. Ate quando seremos referens da ignorancia do povo??

O pt vive e sobrevive pela ignorancia!

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Flávio Furtado de Farias 14/03/2012 at 23:27

Não vejo problema em o BB divulgar estes dados…. Bem como não vejo problema em o site do PHA receber tais verbas.
.
Pannunzio, eu aceitei a classificação do espaço do PHA como site, e assim não tem porque compará-lo aos blogues, inclusive no que tange às verbas publicitárias conquistadas.
.
Quando você compara as verbas de PHA com a de blogues você está cometendo uma falácia, a não ser que:

(1) você consulte as agências publicitárias para que elas te informem porque o espaço do PHA é um site e não um blogue, e a resposta seja a caracterização como blog.

Digo isto porque esta é uma classificação que deve utilizar critérios técnicos, e você deve considerar estes critérios.
.
Agora, se consultado as agências publicitárias, e constatado que o espaço de PHA é um blogue, aí sim, a comparação é relevante. E mesmo assim você ainda deveria considerar o fluxo de acesso.
.
Certo de que você não está utilizando apenas de falácia, acredito que irá tentar ter acesso a estas informações para poder embasar suas afirmações e comparações.

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Fábio Pannunzio 14/03/2012 at 23:42

Ok, professor, mas a sua classificação é muito benevolente. Digamos que ela atende a um lado do problema. Sem querer polemizar, o sr. poderia me explicar por que o Conversafiada é um “site”, e não um blog ? O que distingue uma coisa da outra ?Assim eu poderia entender o porquê de a CEF ter adotado esse mesmo conceito.

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Flávio Furtado de Farias 15/03/2012 at 00:28

Ah… sim… realmente não foi exatamente benevolente… apenas por incompetência pessoal, aceitei a classificação que ele afirma ter sido dada por agências de publicidade.
.
Eu achava que era blog, mas não vou eu discutir com as agências, pelos motivos supracitados, e reconhecendo minhas limitações nesta área… sou dentista.
.
Contudo, acredito que daí onde você se encontra, e com sua formação e acesso, você poderá questionar diretamente as agências de publicidade que orientam tal classificação.

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Mario 15/03/2012 at 08:16

Bem se nota que o senhor é dentista… Se entendesse um pouco de Direito saberia que as empresas públicas federais devem se pautar pelos princípios da moralidade e impessoalidade (art.37, “caput” da Constituição). Saberia também que as estatais desviam dinheiro público para financiar a BESTA em proveito de interesses partidários.

Mas esqueça as minhas afirmações porque talvez elas sejam sofisticadas demais para que você as entenda…

Mario.

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Flávio Furtado de Farias 15/03/2012 at 09:33

Espero que o senhor não seja advogado, pois não parece, por sua argumentação.

leosaneng 15/03/2012 at 10:05

Eu detesto a irresponsabilidade e as perseguições perpetradas pelo Sr. PHA. Acho que muitas pessoas de bem apoiam as ações daquele Sr. porque acreditam que as causas defendidas por ele são justas, apesar do metodos ridiculos usados por ele. Não acredito em causas que de tão justas se tornam sagradas, pois esse eh o comeco de todo totalitarismo. Mas acredito que o Flavio Furtado está certo nos questionamentos dele: temos que ver porque as agencias consideram o conversa afiada um site. Parabens Flavio pela objetividade e moderação.

Flávio Furtado de Farias 15/03/2012 at 13:01

Caro leosaneng,
eu tenho feito críticas contínuas tanto em relação a BlogProg quanto na mídia convencional no sentido de enriquecimento do debate para que realmente ocorra avanço nos processos.
E, é justamente isto que você captou. Eu agradeço suas palavras.
.
Quanto ao sr. PHA, eu já manifestei minha opinião, no blog PIG, de que ele deveria rever (do ponto de vista ético) sua forma de se expressar.

Airton 14/03/2012 at 22:51

E se não for encaminhado , o que acontece ?

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