Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Chávez deve anunciar compra de 20 aviões da Embraer

Nesta segunda-feira, os chanceleres do Mercosul participaram de reunião em Brasília, em um encontro preparatório para a XLIII Cúpula Extraordinária dos Chefes de Estado do bloco, que será realizada amanhã. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a cúpula formalizará a entrada da Venezuela como membro pleno do bloco, e permitirá que o Brasil, que ocupa a presidência do bloco até dezembro de 2012, apresente suas prioridades. A expectativa é que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anuncie na reunião de amanhã a compra de 20 aeronaves E-190, da Embraer. Os aviões têm capacidade de 98 a 114 assentos.

Chávez chegou na Base Aérea de Brasília, na noite desta segunda-feira, por volta das19h30. Acompanhado de uma comitiva com cerca de 30 pessoas, entre assessores, segurança e jornalistas da imprensa oficial, o presidente disse que andar mais rápido é a forma de recuperar o tempo perdido no Mercosul.
— A forma de recuperar o tempo perdido é andar mais rápido. A entrada da Venezuela no Mercosul completa a equação.
Citando mais uma vez Simón Bolívar e a união dos países latino-americanos, Chávez ressaltou a importância da integração desses países.

Perguntado sobre seu estado de saúde, afirmou que está muito bem, e brincou: — Estou tão bem, que estou até de gravata nova.

Uma ambulância o acompanhou durante o trajeto até o Palácio da Alvorada, onde janta com a presidente Dilma Rousseff. Cristina Kirchner, da Argentina, e José Mujica, do Uruguai, chegam mais tarde. A reunião dos presidentes do bloco tem por objetivo saudar a entrada da Venezuela no bloco que, pelos prazos legais, entra efetivamente como membro no dia 13 de agosto.

De acordo com o Itamaraty, com o ingresso da Venezuela, o Mercosul contará com uma população de 270 milhões de habitantes (70% da população da América do Sul), um PIB a de US$ 3,3 trilhões (83,2% do PIB sul-americano) e um território de 12,7 milhões de km² (72% da área da América do Sul).

Beba na fonte: Mercosul: Chávez deve anunciar compra de 20 aviões da Embraer – O Globo.

Share the Post:

Join Our Newsletter