Pannunzio Comunicação – Blog do Pannunzio

Sindicato do DF critica ação de deputado contra jornalista do Mato Grosso

Portal IMPRENSA

O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal mostrou-se solidário com a jornalista Ana Angélica de Araújo Werneck, processada pelo deputado mato-grossense José Geraldo Riva (PP). Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso, Keka Werneck, como é conhecida, é citada em uma queixa-crime de autoria do parlamentar.

A ação acontece por conta de artigo escrito pela jornalista e publicado no blog “Página do E”, de autoria de Enock Cavalcanti. No texto, publicado no final de 2009, a presidente do sindicato critica a omissão dos veículos de imprensa do Mato Grosso na divulgação de decisão judicial que condenou Riva em um processo de improbidade administrativa.
 
De acordo com a assessoria jurídica do deputado, a queixa-crime acontece por conta de termos utilizados pela jornalista para se referir a Riva. O título do artigo “O último dos coronéis”, é um dos exemplos citados pelo advogado do parlamentar na ação.
 
Ouvida pelo Portal IMPRENSA, Keka se defendeu, dizendo que, por ser uma pessoa pública, eleita por voto popular, Riva deve estar sujeito a críticas.

“Em defesa intransigente da liberdade de expressão repudiamos mais essa tentativa de impedir a revelação dos fatos que envolvem o deputado. Keka Werneck é uma profissional competente, coerente e ética, sempre esteve e está na luta em defesa do interesse público”, diz a nota do sindicato, assinada por Romário Schettino, presidente da entidade.

Anteriormente, outras entidades de imprensa, como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Fórum de Democratização da Comunicação de Mato-Grosso (FEDC-MT), criticaram a atitude do deputado em entrar na Justiça contra Keka.

Share the Post:

Join Our Newsletter