Fábio Pannunzio é jornalista há 30 anos. Formou-se na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e é mestrando em Comunicação pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Iniciou sua carreira na Rádio Jovem Pan de São Paulo em 1981. Depois, atuou nas principais redes de televisão do País. Atualmente é repórter da Rede Bandeirantes de Televisão e apresentador-substituto dos dois principais telejornais da emissora.

Também é autor do romance-reportagem “A Última Trincheira”, livro sobre o grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) publicado pela editora Record do Rio de Janeiro em 2001.

Para fazer contato com o editor, clique na guia “Contato” na barra de navegação do blog.


  • Alex

    18/05/2012 #22 Author

    Caro Pannunzio,

    Bati aqui agora nesta seção quando lia o seu perfil.

    Realmente, diz muitas verdades. Nosso povo está – ou é – doente, com sua carga exorbitante de racismo, homofobia explícita, sectarismo religioso, preconceito extremo contra tudo e todos, etc. Uma doença, atiçada ainda mais pela Internet, onde ninguém precisa mostra a cara e onde todos gatos são pardos. E por isso mesmo, por não terem que mostrar a cara, mostram a alma.

    Na verdade, não se lê isso apenas de brasileiros, mas é comum no mundo todo. A agressividade racial e belicista dos americanos então é de pasmar. Os insultos raciais trocados pelo Youtube entre latino-americanos, não brasileiros, é de cair o queixo, me surpreendeu.

    A Internet é cheia de valente. A impossibilidade legal de colocarem seus demônios para fora na vida real, faz com que este veículo seja o caudatário anônimo do que o ser humano tem de pior dentro de si.

    No caso particular da política e da vida brasileira, me choca o que leio sobre tudo e todos, o que chega a ser quase animalesco. O que leio de defesa da ditadura militar, os termos usados contra aqueles que contra ela combateram – com quem politicamente não simpatizo também – me parece que só podem sair da mente de verdadeiros psicopatas.

    A completa e total falta de respeito, até humano, contra Lula e Dilma ( e dependendo do caso até contra FHC) – nunca votei em nenhum dos dois primeiros, o único politico que tive alguma admiração na vida foi Mário Covas, hoje me tornei um não-votante – chega a dar nojo. E, detalhe, isso parte também de gente que mostra a cara e não tem vergonha do que escreve, como jornalistas conhecidos. A coisa toda está escandalosa com uma falta de respeito ao próximo estarrecedora. Com Lula, a coisa é preconceito puro e simples por ele ser o que é. E olha que não tenho grande simpatias pelo cidadão, mas a amoralidade, o racismo intelectual e social, e a profunda falta de respeito ao ser humano, reinam.

    O fato de você ser primo de politico não muda nada e não quer dizer coisa nenhuma. Alguns dos jornalistas mais venais que esse país tem ou já viu, não tinham o mais longínquo parentesco com político algum. Acompanho você há algum tempo na Band e sempre gostei. Continue a ser o que é.

    Acho a mesma coisa que você de Dilma Roussef, espero que resista às ratazanas, mas pra quem resistiu a pau de arara, prisão, sevícias, choques e pelo temperamento que possui, acho que vai tirar de letra. Se não fizer alguma grande cagada, só passa a faixa em janeiro de 2019.

    Quanto ao Boris Casoy, não tenho a menor simpatia pelo cidadão, mas estou entre a esmagadora minoria que concorda com o que escreveu dele. E nem tinha a menor ideia de que tivesse alguma deficiência.

    Pelo perfil que mostrou de si mesmo, qto à crenças e posições politicas, creio que nos parecemos em visão de vida, daí o fato da minha simpatia por você ao vê-lo na telinha, apesar de até então não saber absolutamente nada sobre você.

    No mais, como diria Ibrahim Sued, os cães ladram e a caravana passa.

    Abraço do colega de diploma que escolheu outra profissão para seguir na vida.

    PS Sinto que você tem grande bronca do PHA. Como cheguei por aqui agora, acho que perdi algo.. o que houve afinal? Sua bronca com relação à ele parece ser bem maior do que com relação a outros do que chama de BESTA.

    Responder

    • Fábio Pannunzio

      18/05/2012 #23 Author

      Alex, muito obrigado por suas palavras. Este espaço foi criado por mim três anos atrás para estimular o debate dos temas que julgo importantes. Felizmente há algumas pessoas que concordam com os pontos-de-vista que coloco nestas páginas, mas há também muitos que discordam. Não me desagrada ser confrontado, pelo contrário. O que me causa repulsa são justamente essas manifestações de intolerância.
      Não tenho nada pessoal quanto ao PHA. Nunca trabalhei com ele, que por duas vezes chegou a me convidar para a Band quando eu estava na Globo de Brasília. Felizmente não deu certo. O problema todo se resume às manifestações injuriosas que ele perpetrou contra um grande amigo meu, o Heraldo Pereira. Ele não se importou em recorrer ao jargão racista quando se viu sem argumentos para atacar o Heraldo, a quem chamou de negro de alma branca.
      Se vocÊ quiser ir à origem dessa pendenga, sugiro que leia dois posts antigos: http://www.pannunzio.com.br/archives/112 e http://www.pannunzio.com.br/archives/137.
      Obrigado uma vez mais.

  • Alexandre Carvalho

    02/05/2012 #24 Author

    Prezado Fábio,

    venho por meio desta msg lhe parabenizar pelo belo trabalho e, principalmente, pela sua conduta e postura enquanto jornalista.
    Vivemos tempos sobrios, onde a inversão de valores é a tônica de nossos dias.
    São poucas as vozes com independência, e coragem, que ainda insistem em se levantar contra essa maré nefasta, e entre elas se encontra vc.
    Tenho a certeza que isso lhe rende mais detratores do que admiradores, porém ser ético, independente, e possuir a “retidão de caráter”, é algo que acima de tudo dignifica um homem e um profissional.
    Conheci a sua página recentemente. Tenha a certeza que passarei a frequentá-la com mais frequência.
    Parabéns !

    Ps.: brilhante o seu texto sobre a liberdade de imprensa.

    Responder

  • Alexandre Carvalho

    02/05/2012 #25 Author

    Bom dia.

    Prezado Fábio,

    venho por meio desta msg lhe parabenizar pelo belo trabalho e, principalmente, pela sua conduta e postura enquanto jornalista.
    Vivemos tempos sobrios, onde a inversão de valores é a tônica de nossos dias.
    São poucas as vozes com independência, e coragem, que ainda insistem em se levantar contra essa maré nefasta, e entre elas se encontra vc.
    Tenho a certeza que isso lhe rende mais detratores do que admiradores, porém ser ético, independente, e possuir a “retidão de caráter”, é algo que acima de tudo dignifica um homem e um profissional.
    Conheci a sua página recentemente. Tenha a certeza que passarei a frequentá-la com mais frequência.
    Parabéns !

    Ps.: brilhante o seu texto sobre a liberdade de imprensa.

    Responder

  • silva

    01/05/2012 #26 Author

    Cachoeira não gastaria dinheiro com arapongas para passar tudo à Veja de graça. Qual terá sido a vantagem que Cachoeira teve? Quais são os termos do mutualismo havido entre a Veja e Cachoeira? Afirmar que a resposta a essa pergunta seja A ou B antes da devida investigação é agir precipitadamente acerca de fatos que possuem fundamental importância para nossa democracia. Sem essa investigação jamais se saberá ao certo se Veja buscava o interesse público ou atuava em conluio com grupos criminosos. É por isso que não faz sentido blindar nem a Veja nem qualquer ente sob suspeita de interação criminosa com Cachoeira. Portanto, o que cabe é fomentar a investigação profunda das suspeitas, sem exclusão de nenhuma delas. Ninguém pode, afinal, estar acima da Lei; nem a Veja.

    Responder

  • Benedito dos Santos Jr

    14/04/2012 #27 Author

    Oi Fábio eu me chamo Junior tenho 20 anos, moro em Curitiba e admiro muito o seu trabalho, gostaria muito de te conhecer ou falar contigo mesmo por telefone. Assisto sempre o Jornal da Band pela TV e pelo rádio. Eu gosto muito do estilo da tua apresentação. Um grande abraço e um beijo. Eu sou deficiente visual e gostaria de saber se existe o teu livro em braille ou audio book. Abração cara.

    Responder

  • Rodrigo Martins

    29/03/2012 #28 Author

    Grande Fábio,

    Parabéns pelo seu blog… só agora pude dar uma conferida.

    Ele é uma ferramenta maravilhosa na prestação de serviços de informação à população! É uma das formas mais livres de manifestar a democracia de uma forma acessível à todos.

    Abraços meu amigo!

    Rodrigo

    Responder

  • Paulo Augusto

    12/03/2012 #29 Author

    Parabéns pelo site,

    cheguei até ele pelo blog do Reinaldo Azevedo. Parabéns ao jornalismo da Band e a vocë por participar dele.

    Gostaria apenas de ver a Band demonstrando com palavras mais claras aquilo que pensa.

    Responder

  • amin stepple

    12/03/2012 #30 Author

    Amigo Fábio

    Descobri agora o seu blog. Muito bom. Abraços.

    Amin Stepple

    Responder

  • Kleber Carvalho

    02/03/2012 #31 Author

    Que vc é piguento e pau mandado até o mundo mineral está cansado de saber, o tempo dirá quem é quem na imprensa brasileira, a conferir.

    Responder

    • Fábio Pannunzio

      03/03/2012 #32 Author

      Isso mesmo. Vai acompanhando aí.

    • Jacinto

      06/03/2012 #33 Author

      Fabio,

      Um pequeno erro de digitação:

      “Também é autor do romance-reportagem “A Última Trincheira”, livro sobre o grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colêmbia (FARC) publicado pela editora Record do Rio de Janeiro em 2001.”

      “Colômbia”

    • Fábio Pannunzio

      06/03/2012 #34 Author

      Obrigado, Jacinto. Isso está aí há anos e eu nunca havia percebido. Confesso que minha digitação é muito deficiente. Sempre que você encontrar errinhos como esse, por favor, me avise. Um abraço e muito obrigado.

    • cesar

      01/05/2012 #35 Author

      vc poderia nos informar qual o seu parentesco com o tucano pannunzio, por favor?

      Assim poderemos saber se vc é ou não imparcial. Responde aí.

    • cesar

      01/05/2012 #36 Author

      qual o seu parentesco com o ex-deputado pannunzio, do PSDB?

      responda e veremos se vc é digno de confiança.

    • Fábio Pannunzio

      01/05/2012 #37 Author

      Está explicado aqui: http://www.pannunzio.com.br/archives/9795

  • Ajude por favor

    01/06/2011 #38 Author

    Venho ao seu blog para denunciar isto aqui http://www.youtube.com/user/pilantragemexposta Este casal Tulla Luana Fontes dos Santos e João Carlos Palma dos Santos estão a cometer muitos crimes pela internet, como incitação ao ódio, perseguição de crianças, homofobia, xenofobia, denegrindo a imagem de empresas e emissoras de TV. Este canal que estou citando é um canal de denúncia que tenta impedir que este casal continue enganando pessoas. E eles são aposentados por invalidez pelo INSS mas exercem atividades economicas. Eles já foram denunciados aos Ministérios Públicos Federal e Estadual.

    Responder

  • Diogenes Aragão

    23/05/2011 #39 Author

    Fábio,

    Nos dê uma força quanto ao concurso do INSS 2008 Eles fizeram um concurso, alteraram o edital e agora querem fazer um novo concurso sem chamar os classificados do ultimo.

    Concurso virou uma máquina de fazer dinheiro para o governo!

    Aguardo resposta,

    Responder

  • investigador

    09/04/2011 #40 Author

    fabio essa deise zuqui abriu uma fabrica de botas em salvador com 5 messes fechou e foi para sao pauo agora com a fabrica de botas ela e o marido alex.

    Responder

  • eduardo vieira

    07/04/2011 #41 Author

    Nós temos um amor imenso por esta cidade…

    Olá, sou da assessoria de imprensa da Gazin e gostaria que me ajudasse a homenagear a cidade…

    Tenho também vários vídeos com excelentes imagens que estou disponibilizando abaixo para ti através do link, é um prazer falar contigo, grande abraço e parabéns pelo Blog.

    Material se encontra no:
    http://ikm.tempsite.ws/arquivos/

    (caso não entre direto favor copiar e colar na barra de endereços).

    Usuário: gerentes
    Senha: gerentes

    MEU E-MAIL É ATENDIMENTO@IKM.COM.BR o que precisar pode me procurar. Grande abraço.

    Gazin homenageia Cuiabá em seu aniversário

    No dia 8 de abril Cuiabá completará 292 anos, e a Gazin orgulha-se em fazer parte dessa história desde 1994, respeitando e valorizando a cultura e os costumes do povo cuiabano. A admiração por essa gente tão alegre é demonstrada mais uma vez na campanha publicitária criada especialmente em comemoração ao aniversário da cidade. Personagens marcantes, lugares históricos, as manifestações culturais e a gastronomia local são alguns dos destaques que expressam a essência de ser cuiabano e a paixão que a Gazin tem por Cuiabá, sua gente e suas histórias.

    Parabéns e muito obrigado Cuiabá!

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *