Um inferno. É assim que os espectadores definem o clima na sede da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. A tensão crescente entre...

Um inferno. É assim que os espectadores definem o clima na sede da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. A tensão crescente entre as polícias civil e militar e, mais acima, nas relações entre o governador Geraldo Aclkmin e o secretário Antônio Ferreira Pinto dão o mote do  delicado momento político. Egresso do Ministério Público e da Polícia Militar, Ferreira Pinto tem sido responsabilizado por manobras políticas desastradas para tentar sobreviver às tempestades que cercam a pasta desde a posse do governador, em janeiro último.

“A batata do secretário foi colocada no forno quando a casa do ex-secretário Saulo de Castro foi assaltada; assou quando se descobriu que ele havia sido informado, por ofício, dos abusos dos corregedores [que despiram na marra uma escrivã] e nada fez para puni-los; e agora está gratinando com a revelação do vídeo em que ele aparece vazando informações para derrubar o Túlio Kahn, um dos homens de confiança de Alckmin”, disse uma fonte ao Blog do Pannunzio.

A tentiva de caracterizar a série de trapalhadas como “manobras da banda podre da polícia civil” não prosperou. No Bandeirantes, Ferreira Pinto tem sido responsabilizado pelo aumento das hostilidades entre policiais militares e civis. O governador teme que a radicalização possa provocar uma situação de caos e descontrole caso a promessa de uma greve dos agentes e delegados ganhe corpo e se efetive. “Ninguém sabe o que poderia acontecer numa situação como essa, já que as duas corporações estão no limiar do ódio recíproco”, assevera a fonte.

Alckmin, por seu turno, está encurralado entre a necessidade de substituir seu assessor mais problemático e a inconveniência de fazê-lo agora. “Isso poderia parecer capitulação diante das afrontas dos policiais civis”, pondera o informante do Blog. “O problema é que essa situação acaba gerando ainda mais instabilidade”.

O estopim da crise remonta ao mês de agosto de 2009. Foi quando o atual secretário, que havia sido recentemente transferido da Secretaria de Administração Penitenciária para a SSP, editou o decreto nº 54.710, que subordinou a Corregedoria da Polícia Civil diretamente a seu gabinete. “Foi um erro. Assim, Ferreira Pinto passou a assumir toda a responsabilidade também pelos excessos dos corregedores”, avalia a fonte.

O decisão do secretário foi tomada para que ele se acercasse de que todo o rigor seria empregado na apuração de desvios de conduta praticados por policiais civis. Mas logo pipocaram denúncias que Ferreira Pinto estaria ciente dos excessos cometidos na “limpeza” da Polícia Civil sem nada fazer para contê-los.

O caso que gerou mais comoção foi denunciando por este Blog (leia aqui) e pela Rede Bandeirantes há três semanas: a imposição de sevícias morais à escrivã V.F.L.S., acusada de concussão. Ela foi algemada e despida à força nas dependências do 25º DP por uma equipe de corregedores.

O escândalo resvalou no Secretário, que conseguiu administrá-lo quando exonoerou, a contragosto, a corregedora-geral Maria Inês Trefiglio Valente. Mas as sequelas do episódio ainda são como feridas abertas pelo onus político imposto ao governo estadual. Antes de sair, ela afirmou, de maneira incisiva, que o secretário havia sido informado do caso. Testemunhas do episódio asseguram que Ferreira Pinto chegou a cumprimentá-la pela ação destemperada de seus homens. Nada disso foi esquecido.

[vimeo]http://vimeo.com/20905292[/vimeo]

Paradoxalmente, casos ainda mais rumorosos protagonizados por policiais militares permanecem impunes. O mais notório envolve 14 PMs da ROTA, a temida tropa de choque paulista, que plantaram drogas em um galpão na Zona Leste da cidade em outubro de 2009. Assim como no caso da escrivã, a farsa da ROTA também filmada — não por corregedores, e sim por cameras de segurança que os PMs localizaram, mas não conseguiram destruir.

O video, que teve trechos amplamente divulgados pela imprensa no fim do ano passado, pode ser integralmente assistido acima. Apesar do registro das imagens, até hoje um Inquérito Policial Militar se arrasta enquanto os policiais permanecem em atividade, como se nada tivesse acontecido.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública, 13PMs que participaram da fraude foram afastados das ruas. Estariam agora prestando serviços internos enquanto aguardam a conclusão do IPM . Mas a própria SSP admite que pelo menos um deles, o sub-tenente Helder Antônio de Freitas, comandante de uma das três viaturas que estiveram no barracão, já foi reincoporado às patrulhas. O assesor que atendeu o Blog afirmou que a reincorporação aconteceu porque “não há evidências claras de que tenha participado diretamente da operação”.

O Blog do Pannunzio solicitou, na quinta-feira da semana passada, informações à assessoria de imprensa da SSP sobre a data do afastamento dos policiais,  mas ainda não obteve resposta.

O Secretário de Segurança Pública Antônio Ferreira Pinto foi informado por ofício, pelo comando da PM, dos nomes de todos os policiais plantadores de drogas. Em seguida, encaminhou, também por ofício, os nomes dos PMs à justiça, como se pode ver no destaque ao lado.

O Blog teve acesso ao inquérito que corre em segredo de justiça. E decidiu não publicar os documentos na íntegra para não molestar o direito de defesa dos envolvidos, a despeito da convicção de que apenas criminosos perigosos poderiam protagonizar cenas como essas.

O que chama a atenção quando os dois casos são comparados é a diferença no rito adotado em processos contra policiais civis e militares. A escrivã seviciada pelos corregedores foi expulsa da Polícia civil menos de 15 meses após ter sido presa em flagrante. Os PMs, no entanto, permencem trabalhando e recebendo do Estado, apesar das evidências cabais dos  crimes gravíssimos por eles cometidos.

Quando forem a julgamento, fatalmente serão condenados por tráfico de drogas e abuso de autoridade. Só essa presunção  já justificaria seu isolamento de um tropa que não está imune aos péssimos exemplos de companhias assim tão deletérias.

Não cabe aqui responsabilizar o secretário pela diferenças no rito. Mas há evidências de erros políticos absurdos que deram causa a todo o movimento de confrontação que se vê hoje nas delegacias de São Paulo.

Antônio Ferreira Pinto, apesar das trapalhadas das últimas semanas, é considerado por todos um homem honrado. Enfrentou com coragem a máfia do DETRAN, atuou com firmeza para extirpar funcionários públicos corruptos das corporações que têm como prerrogativa o exercício da vilência legítima. Salvo os que acreditam apenas na manipulação dolosa das estatísticas da violência, é notório o reflexo da limpeza da polícia  sobre os índices de criminalidade, que foram drasticamente reduzidos nos últimos anos.

Suas credenciais, no entanto, não lhe dão o direito de acobertar exorbitâncias como a Operação Pelada. Também não é aceitável que um assessor direito do governador traia a confiança do chefe e busque resolver nos jornais aquilo que deveria fazer de ofício — caso da demissão de Túlio Kahn da Coordenadoria de Análise e Planejamento. Tudo isso contribui apenas para acirrar o corporativismo e as desconfianças das duas instituições que, desde sua formação, foram marcadas por diferenças aparentemente insanáveis.

Ainda estão frescas na memória dos paulistanos as cenas de horror e a violência que eclodiram no entorno do Estádio do Morumbi em outubro de 2.008, quando a tropa de choque tentou conter uma manifestação de policiais civis em greve que ameaçavam sitiar o Palácio dos Bandeirantes. Dois anos e meio atrás, a selvageria de ambas as partes produziu mais de duas dezenas de feridos.

Hoje, com o clima de conturbação agravado pelas insatisfações com a política salarial, ninguém sabe qual seria o saldo de um confronto como aquele. E, acredite, as condições para a repetição da tragédia anunciada estão dadas. Há tanta gasolina dispersa no ar que a menor fagulha poderá provocar uma explosão de efeitos inimagináveis.

Com a animosidade crescente, cabe ao governador Gerlado Alckmin resolver com celeridade o problema. É difícil imaginar uma sobrevida longa no cargo do atual secretário Antônio Ferreira Pinto. É de fato um homem honrado. Mas não demonstrou a menor habilidade para lidar com as suscetbilidadades.

Há que se considerar também que Ferreira Pinto é parte de um espólio político indesejável legado do governo anterior, de José Serra, do qual o atual governador ainda não conseguiu se livrar. Entre o governador atual e seu antecessor, como se sabe, há diferenças que ultrapassam os limites da simples divergência e extrapolam os da animosidade civilizada. De certa forma, a guerra não declarada entre delegados e coronéis é um subproduto da guerra fratricida no ninho tucano.

Do outro lado, acuada e assustada, a sociedade espera ações que possam devolver a tranquilidade à rotina da segurança. O que o cidadão que vive em são Paulo espera das autoridades que elegeu para representá-lo é competência para resolver os problemas, e não que seus melindres agravem os temores e ajudem a inflar ainda mais a situação de insegurança de uma das metrópoles mais violentas do planeta.

O que não é possível é admitir que o governo cruze os braços aguardando que delegados batam continência para os coronéis e que coronéis prestem continência a delegados, dada a cultura de desconfiança que permeia as relações entre as duas corporações.  Muito menos aceitável ainda é ver o governo imóvel, catatônico, enquanto as duas polícias caminham a passos largos para o confronto iminente.


  • Roberto

    05/06/2011 #1 Author

    Fiquei revoltado com a conduta dos pms da rota exibidas no vídeo acima. Se esses malas são a "elite" da pm paulista o que se esperar do resto da tropa? Cel Telhada será que as imagens lhe incomodaram?

    Responder

  • Suely

    14/03/2011 #2 Author

    Sr.Pannunzio,

    Devo ter feito algo errado pois não estou recebendo em minha caixa postal, nem as novas postagens,e nem os comentários das páginas que assinei.O que devo fazer, desde já agradeço.
    Poderia lhe sugerir,outra coisa, me reportando ao post da Sra Stella,caberia uma discussão,podem mesmo impedir
    que funcionários se manifestem livremente , enquanto o próprio comandante da pasta usa recursos “estranhos” para
    efetuar denuncias?
    Gostaria de saber se o Jornal Flit Paralisante do R.C..Guerra,pode ser considerado ” sujo”,pois embora ele assine as postagens,seus leitores freados pelo decreto acima não podem se manifestar ,é estranho que pessoas que dão suas vidas como escudo social,tenham medo de falar, de escrever.
    O que o Sr.,diria sobre isso? Obrigada.

    Responder

  • Sávio

    14/03/2011 #3 Author

    Caro PANNUNZIO, profissional admirável,

    Escrevo para relatar que a Polícia Civil está acabando. Fala-se em índices de esclarecimentos de crimes, mas nínguem cita que se há crimes, é devido ao fato do policiamento preventivo ter falhado (aqui me refiro à PM) e claramente devido a outros fatores sociais.

    Nosso país precisa de um amadurecimento ético, infelizmente, em todos as instituições, por misérias, pessoas são vendidas.

    Sou policial civil (Delegado), com meu salário, pago aluguel, financiamento de carro e olha que meu filho ainda não está em idade escolar. Com meus vencimentos e por não ser de origem familiar abastada, seu que passarei por dificuldades. Amo o que faço, sou um policial que vibra com cada caso esclarecido.

    É inaceitável o arrocho salarial suportado por nós, que investimos 5 anos numa faculdade, estudamos muito para passar num concurso e após atingir o cargo sonhado, termos que repensar nossas vidas e constatar que muitas vezes nossas escolhas foram erradas. Do que adianta fazer o que se ama, se quem a gente ama mais ainda (nossa família), passa necessidade, mora de aluguel (e em bairros não tão bons), estando desta forma inseguras. Reflito constantamente sobre isso, acho que quem tiver a oportunidade deve ir para outras carreiras (Magistratura ou Ministério Público pagam aproximadamente 18.000,00 por mês e o risco de vida é muito menor).

    Não quero ganhar mais que eles, mais que os policiais militares, queria que todos ganhassem somente o suficiente para viver com dignidade. Ver um colega de carreira receber 14.000,00 (no distrito federal), 10000 no paraná e nós com 4000 em são paulo é vergonhoso (só para ilustrar, o colega de uma cidade limítrofe de são paulo recebe esse valor e o colega da cidade vizinha do paraná recebem 6.000 a mais.

    Um grande abç.

    Responder

  • Carol

    13/03/2011 #4 Author

    PARABENS ao seu trabalho que busca ETICA, SERIEDADE e principalmente imparcialidade. A Policia de Sao Paulo como todos os orgaos e instituicoes tem bandas podres, mas tbem tem otimos profissionais , onde seu unico estimulo e o sorriso de orgulho de sua familia, pois salarios vergonhosos em um estado rico, rico tbem de corrupção e falcatruas,mas sempre a sociedade interpreta como normal, rotina. Onde se ter um filho ou um policial honesto é virtude, que absurdo, honestidade quando um gari acha dinheiro, meu Deus ele é honesto, que mundo é esse, honestidade e carater são os valores que herdamos de nossos pais, parabens pois vc é etico, diferente de reporter da BANDA PODRE como sr Datena que semana do escandalo da escriva onde todos as fontes de imprensa foi materia de abertura de jornalismo, nem sequer deu atenção pois o foco dele ero AGUIA, ¨VOO PELA VIDA¨ , riduculo, só tenho a lamentar que uma emissora seria como a Band ainda emprega esses maus profissionais.

    Responder

  • Tizil

    12/03/2011 #5 Author

    Caro Fabio,
    Excelente materia, digna de um jornalista de seu gabarito, prova disto e o tanto de comentarios que se le.
    Este debate de ideias serve para fortalecer a democracia.
    Democracia esta que existe de direito mas nao de fato, pois tenho um primo Delegado e eu como advogado vejo que realmente a Policia Civil esta sucateada, desanimada, com falta de efetivo, e com salarios miseraveis. O Delegado de Policia entao esta “danado” com esta falta de estrutura e o salario ridiculo, sendo mesmo o menor do Brasil da categoria. Li o post de um Delegado acima que disse que tudo esta como o vietna, e é verdade isso fez me abrir mais a cabeca. A que ponto chegamos, ficaremos todos trancados em casa porque a seguranca dos policiais de rua (PM) nao existe, e a dos policiais judiciarios (PC) é ineficiente. Por fim, nao sei onde iremos parar …. abracos

    Responder

  • Suely

    12/03/2011 #6 Author

    Escriba?

    Responder

  • CAPITÃO ATÔMICO

    12/03/2011 #7 Author

    Suely, Lilica e outros ( e outras)

    Bom encontrar vcs aqui. Estava com saudades. Aqui o papo é responsa, né. Só mano alto patrimonio. Gostei pacas.

    Responder

    • Suely

      12/03/2011 #8 Author

      Escriba?????

    • Suely

      13/03/2011 #9 Author

      Leia o post do Jõao Alckmin , últimos comentários, marmitão.Avise os demais.

  • DON

    12/03/2011 #10 Author

    Pannuzio, parabéns pela reportagem!! Poucos em São Paulo têm coragem de expor os nossos problemas!!

    Responder

  • Suely

    12/03/2011 #11 Author

    Ok.vou testar para entender como funciona.Obrigada.

    Responder

  • Suely

    12/03/2011 #12 Author

    O Sr. conseguiu entender como é feito esse ” aplicativo”?

    Responder

  • Suely

    12/03/2011 #13 Author

    Sr Pannunzio,

    Também seria útilo Sr criar um e-mail, disponível na página,para onde pudessem se remetidas denúncias desde que juntadas as devidas comprovações,se não disponibilzadas em papel,ou seja videos, gravações etc.. seriam enviados também com anexos.

    Responder

    • Suely

      12/03/2011 #14 Author

      O mesmo sistema é adotado pelo blog Professor Hariovaldo Almeida Prado.
      Os jornalistas em seu juramento prestam votos de guardar suas fontes?

    • Fábio Pannunzio

      12/03/2011 #15 Author

      Sugestão mais do que aceita. Na barra de navegação, no alto da página, há agora um link “Contato”. Ali estão todas as maneiras de me contatar. Estou à disposição. Obrigado.

  • Suely

    12/03/2011 #16 Author

    Sr. Pannunzio,

    Esclareço que sou um dinossauro em net, mas o sistema é da wordpress, onde ao invés do replay na pp página,temos
    a opção , após os preencimenhtos obrigatórios pseudônimo, e e-mail,de acompanhar.
    E também na lateral do blog uma tarja,onde pode-se fazer o cadastro para recebermos via e-mail os novos tópicos.
    Por gentileza acesse Jornal Flit Paralisante,flitparalisante.wordpress.com-e entre em comentários ali o Sr. poderá ver como funciona o sistema de recebimento automático. Desculpe não poder explicar melhor, pois realmente só sei digitar e mal.Agradeço sua pronta disposição em nos ajudar.Bom final de semana,abçs Su

    Responder

  • Paula

    12/03/2011 #17 Author

    É lamentável essas críticas à tropa mais preparada e qualificada do País. É inegável que os policiais da ROTA estão prendendo muitos delinquentes e colocando-os na cadeia.
    Os números apontam a eficiência dessa tropa de elite.
    Infelizmente, já fui vítima de um sequestro relampago e esses magníficos profissionais agiram com muito técnica, e acima de tudo, dentro da lei, estando eu aqui sã e salva para testemunhar em prol deles.
    Não só a Rota mas todos os policiais militares merecem ser parabenizados pelos excelentes serviços prestados, a redução dos indicadores criminais apontam os excelentes serviços prestados.

    Responder

    • JOSÉ

      12/03/2011 #18 Author

      PAULA,

      Ninguém duvida da qualidade e eficiência de determinados setores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, como também não há dúvidas sobre a qualidade e eficiência de determinados setores da Polícia Civil Paulista, mas uma coisa não justifica a outra. Todos os órgãos policiais tem que agir com qualidade e eficiência e é para isso que elegemos nossos governantes, para que eles invistam no homem que é o braço do Estado na manutenção da paz social. Quando a mão do Estado age com desvio de conduta e ultrapassa a fina linha que divide legalidade de ilegalidade não podemos nos omitir.

      O Pannunzio tem razão em sua matéria ao apontar que a SSP não trata as suas mãos com isonomia, ou seja com igualdade. Seria como se você agisse da seguinte forma: Imagine que você coloque sua mão esquerda em uma caixa e tome um choque, para se vingar você retira ela da caixa e passa a martelar os seus dedos. Em seguida você enfia a mão direita na mesma caixa e toma outro choque e decide que sua mão direita não merece ter os dedos martelados, que o choque não foi tão grave assim, que precisa analisar melhor como a mão foi enfiada na caixa, etc…

      São dois pesos duas medidas.

      A Polícia Civil teve sua corregedoria transferida para a SSP e é o próprio Secretário que dá as marteladas. E olha que elas estão sendo implacáveis, mesmo diante de abusos da corregedoria, como o caso da Escrivã presa e demitida. A Polícia Militar continuou com sua corregedoria subordinada ao Comando Geral e como se vê no caso dos policiais da ROTA aí acima, não é tão rápida assim em dar uma martelada no dedo, embora o caso do vídeo acima merecesse demissão sumária.

      O secretário por critério de isonomia deveria ao menos chamar para si também a corregedoria da PM e passar a dar as marteladas ele mesmo, talvez assim os bandidos aí acima estariam no seu devido lugar, Presídio Romão Gomes (destinado a policiais militares que cometem crimes).

  • HO CHI MIM

    12/03/2011 #19 Author

    Sr. Pannunzio, sou um Delegado de Polícia, escrevo, mas temo as tetaliações, pois a polícia civil hoje, tem métodos nazistas, onde falar mal do SSP é se condenar à forca. Não sou de banda podre alguma, como a grande maioria dos policiais, que também são contra o SSP, pois ele humilha e desmonta a polícia civil em detrimento da PM, QUE TEM TANTO OU MAIS ABUSOS E CORRUPÇÃO QUE A CIVIL.

    A polícia civil tem um paralelo nos dias atuais com o exército americano no Vietnã, ou seja:

    1) O alto comando dela, DG E CONSELHO, MAIS SECCIONAIS, estão alienados do que acontece na tropa da linha de frente, se interessando mais em políticas,conchavos, cargos, números mirabolantes para enganar o povo (quem não se lembra da contagem de corpos no vietnã), do que auxiliar os combatentes de verdade no combate, ao crime aqui propriamente dito;

    2) a tropa, está desmotivada, velha, cansada, mal paga, abandonada, só sendo cobrada e ameaçada, caso não cumpra as metas, incluisve os delegados de polícia do baixo clero, que nada tem a ver com bandas sujas ou limpas, mas apenas em cumprem sua jornada de escravidão pelo estado, ganhando seu mísero salário e sobrevivendo mais um dia, como os tenentes dos pelotões da linha de frente no vietnã, onde tinham a missão de controlar as tropas esfarrapadas, á beira de um ataque de nervos. O Sr. irá se assustar com a quantidade de policiais civis, incluisve delegados ,que tomam medicamentos psiquiátricos .

    3) a CIA no vietnã era o primo rico e sujo,com verbas polpudas, promovendo toda sorte de abusos e matanças, encobertas pelo governo, que abandonava as forças armadas. Algumas semelhança com a pm daqui?

    4) No vietnã quando não se dava para escapar do alistamento, os apadrinhados, eram colocados em postos burocráticos, em escritórios com ar condicionado e café, enquanto o resto morria nos confins da selva, e não há como não comparar com os desafortunados jogados no DECAP por dezenas de anos até, enquanto alguns delegados de polícia recém saídos da academia vão para departamentos e corregedoria, sendo estes os primeiros promovidos e lembrados para cursos.

    Sr. Pannunzio, a coisa tá feia, e tem muito mais,mas vou ficando por aqui, lembrando que esta briga na SSP, não tem nada de banda podre ou limpa,lá são todos maus, é uma briga política, que a grande maioria da polícia civil nada tem a ver. Apenas desejamos um salário digno e condições de trabalho decentes, e isto ninguém se lembra.

    Por fim, o americano foi humilhado no vietnã, e aqui acontecerá algo semelhante, com o crime organizado ganhando a guerra, se nada mudar, , pode gravar isto. abçs e parabéns

    Responder

  • Lilica

    12/03/2011 #20 Author

    Parabéns, Pannunzio… é muito bom saber que existem jornalistas sérios e interessados em saber dos problemas e apontar culpados e soluções ao invés de eleger a polícia civil como bola da vez de todos os problemas da segurança pública, cujos problemas são tantos e tantos os culpados que é até triste de ver. Mas, amamos a polícia civil e vamos brigar por ela. Por isso é que a grande maioria não gosta do secretário… porque ele é como aquele pai que, com dois filhos, não tem pudor em mostrar que gosta, protege e beneficia muito mais um filho do que o outro. Somos a ovelha negra para o secretário, enquanto que a PM é a ovelha branquinha, boazinha, a melhor – infelizmente, ele já deu várias provas disso. Triste, muito triste.

    Pior, vi esse video, editado, na globo… disseram, antes de passar, que seria uma bomba mas, quando a globo mostrou, não pareceu tão feia a coisa… prova de que a globo quis aliviar pra PM, prá corregedoria deles e para o secretário.

    Acho que esse secretario deve ter muitos envelopes pardos para dar a jornalistas e assim, se mantem no cargo, é a unica explicação para o que vem acontecendo.

    Ao contrário, como em todas as profissões, há jornalistas, como esses da folha, que fazem vergonha à classe, servindo de “meninas de recados” do secretário. Será essa a “banda podre” do jornalismo?

    Continue assim, Pannunzio… o interesse é de toda a população de São Paulo, que sofre com a má gestão da segurança pública em São Paulo e também nossa, que queremos servir cada vez mais, cada vez melhor e queremos fazer parte dessa discussão, porque sabemos os problemas e sabemos de algumas soluções, mas ninguém nos ouve, ninguém nos pergunta.

    Seja o porta voz dessa maravilhosa polícia, que atualmente está desmotivada (não só pelo ridículo salário, mas pelo tratamento dispensado) mas que, não tenha dúvidas, é a melhor do brasil (e, consideradas nossas limitações, melhor que muita polícia pelo mundo afora). Podemos melhorar, e muito… não queremos muito em troca, só dignidade (em todos os sentidos, salarial, de tratamento, status, etc.)… é pedir muito?

    Lilica

    Responder

  • Cotonete

    12/03/2011 #21 Author

    Aqui na Região de Campinas, há mais de 45 Policiais Civis, incluindo-se Delegados, que estão “respondendo perguntas”, já em processo crime. Sabem o motivo? Pesquisaram no RDO, um B.O.
    Estão sendo “averiguados”, pois a Corregedoria do Senhor Pinto, quer descobrir quem vazou dados do tal BO para a imprensa.
    Estão sendo perqueridos, por “quebra de sigilo funcional”.
    Porém, NÃO HÁ NENHUM DELES FILMADO, entregando envelope a seu ninguém.
    Só consultaram o RDO. em BO, que não guardava, na acasião, relação de sigilo. era, até então, publico.
    Entendem a diferença…

    Responder

    • Suely

      12/03/2011 #22 Author

      Sr.Cotonete,

      Soube que o motivo de tal investigação por parte da DD.Corregedoria,seria o vazamento(a palavra está na moda) ,de um
      Bo-sobre desvio de remédios públicos (cancer) que foram vendidos por funcionárias para algumas farmácias.Não estaria o grande problema no fato deste Bo-constar como averiguada,testemunha(não sei bem) a esposa do delegado corregedor desta região?

    • Cotonete

      12/03/2011 #23 Author

      Isso mesmo Suely. Esse caso mesmo. Só dá para concluir, que na SSP/SP, o pau que da em chico, jamais atinge Francisco… LAMENTÁVEL!!!

    • Cotonete

      12/03/2011 #24 Author

      Suely, pelo que notei, voce é bem informada. Tem trânsito fácil em comunidades. Gostaría de, se for de seu interesse, trocar e-mail. Tenho algumas “coisinhas interessantes”, sobre essas o outras barbáries que só acontecem na Corregedoria do Sr. Pinto. Se interessar, me contacte. Grato.

    • Suely

      12/03/2011 #25 Author

      Procure a Eliete.

    • Suely

      12/03/2011 #26 Author

      Creio que esse material possa interessar ao Sr.Pannunzio,evidentemente que estou à disposição,
      no entanto a divulgação das matérias dependem da avaliação dos blogueiros.
      SR. Cotonete , ainda mantenho contato com a Eliete.

    • Cotonete

      12/03/2011 #27 Author

      Desculpe-me, mas quem é Eliete?

    • Suely

      12/03/2011 #28 Author

      Cotonete,

      equipe a,plantão permanente.

    • Suely

      12/03/2011 #29 Author

      ou entre em contato com o dono do blog Sr.Pannunzio (alto do site) e envie solicitação que ele libere seu e-mail e reenvie para mim.Como preferir.

  • Katia Azevedo

    12/03/2011 #30 Author

    Nossa Fábio. Análise perfeita. Fico me perguntado os motivos que levam alguns colegas a fazerem apologia o tempo todo ao secretário. O clima entre policiais civis é exatamente esse descrito por você. A sansaçao é de abandono por parte do estado, ainda mais com a disseminação tal já famoso “bico oficial”, que permite a PMs dobraremos salários, restando aos demais policiais, que não usam farda, rebolarem pra complementar o salário miserável. Náoe ntendo a lógica dessa “caixinha”entre Estado e Prefeitura, já que o dinheiro tem sempre a mesma origem..
    Seria bacana você divulgar essas informações privilegiadas.
    Belo trabalho amigo.
    Parabéns e obrigada!

    Responder

    • CRIS

      12/03/2011 #31 Author

      KATIA!
      ESSA “CAIXINHA 2” VOCÊ QUIS DIZER?
      E COMO TUDO QUE NÃO PRESTA FAZ ESCOLA POR AQUI, A CIDADE DE SOROCABA JÁ COPIOU O “ESQUEMA”.

    • JOSÉ

      12/03/2011 #32 Author

      BICO OFICIAL OU DILAPIDAÇÃO DOS CAIXAS MUNICIPAIS.

      Quem dá uma volta por algumas repartições públicas do Estado, sobretudo em Delegacias de Polícia e em algumas Comarcas Judiciais, verá como o Estado de São Paulo vem sistematicamente MUNICIPALIZANDO o serviço público estadual.

      É a política de ESTADO MÍNIMO em ação. Cargos antes ocupados por funcionários de carreira vem agora sendo ocupados por funcionários públicos municipais. Qual o problema disso? a resposta é simples o cidadão é punido duas vezes. Primeiro porque perde na qualidade do atendimento, já que funcionários sem condições técnicas terão que realizar as atividades. Segundo porque os municípios perdem os recursos necessários para outras áreas se sujeitando a contratar funcionários para realizar atividades típicas de Estado.

      Não serão raras as Delegacias de Polícia que encontrarão Escrivães de Polícia Ad-hoc, na maioria funcionários públicos municipais nomeados para exercer as funções de Escrivão de Polícia do Estado. Também não são raras as varas da Justiça com inúmeros estagiários das prefeituras ocupando cargos de Escreventes Técnicos Judiciários.

      A mais nova forma de maquiar esta dilapidação dos cofres municipais se chama ATIVIDADE DELEGADA. Os municípios já sofridos com a falta de recursos se verão obrigados a complementar os salários de Policiais Militares e Civis como forma do governo estadual evitar novas contratações de funcionários.

      Você que mora no município e que tem toda sua vida regida pela municipalidade, ou seja, que vai bater a porta do prefeito para reclamar sobre o buraco na rua, sobre a falta de atendimento de qualidade no posto de saúde, sobre a falta de fiscalização de uma atividade comercial, sobre a falta de sinalização de trânsito em ruas, a falta de carteiras em uma escola, a falta de uma creche, de um posto de saúde, etc…, saiba que o seu município terá menos verba para tais atividades pois está assumindo obrigações típicas de Estado, já que este não quer fazer seu papel de contratar funcionários e de pagar salários dignos.

      Por outro lado, as próprias instituições policiais (Policia Militar e Polícia Civil) como partes integrantes do Estado de São Paulo e não como meros chocoalhos políticos devem ficar atentas a esse tipo de manobra. Não serão raros os casos em que o político municipal irá tentar controlar a atividade policial, direcionando quem serão os policiais que irão receber o tal adicional de atividade delegada. Assim as policias civil e militar se verão na mão da administração municipal, o que poderá ocasionar grandes prejuízos a imagens das instituições.

      Desta forma, embora a atividade delegada possa por um lado beneficiar o policial que irá recebe-la, trará incontáveis males a polícia e a sociedade, sobretudo na ponta da tabela, no município que será diretamente afetado por ela.

  • Luis Carlos Silva

    12/03/2011 #33 Author

    ESTE SECRETÁRIO PERDEU COMPLETAMENTE AS CONDIÇÕES DE COMANDAR A PASTA DA SEGURANÇA PÚBLICA.
    A CADA MOMENTO PERCEBE-SE O SEU DESIQUILÍBRIO.

    Responder

  • Luis Carlos Silva

    12/03/2011 #34 Author

    ESTE SECRETÁRIO PERDEU COMPLETAMENTE AS CONDIÇÕES DE COMANDAR A PASTA DA SEGURANÇA PÚBLICA.
    A CADA MOMENTO PERCEBE-SE O SEU DESIQUILÍBRIO.

    Responder

    • CRIADO COM VÓ

      12/03/2011 #35 Author

      DESIQUILÍBRIO MESMO É O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O GOVERNINHO DO XUXU!
      SE FOSSE FÓRMULA 1, O GALVÃO BUENO DIRIA: “MELOU NA LARGADA”.
      EH, EH, VER TUCANOS SE ESFRANGALHANDO! NÃO TEM PREÇO!

  • Criado com vó

    12/03/2011 #36 Author

    O Governo do Estado menospreza os policiais civis, professores e outros servidores públicos.
    Os Tucanos Emplumados são daquele tipo: “criado com vó”.
    Quando meninos, empinavam pipa com o vento do ventilador e jogavam bola no carpete da sala.
    Gastam fortunas com o dinheiro público em propaganda, criando um mundo de ilusão que apenas serve a suas aventuras megalomaníacas, como, por exemplo, a PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.
    TODOS QUEREM SER PRESIDENTE!
    ESTÃO A ANOS-LUZ DE CONSEGUIREM ISSO!
    GRAÇAS A DEUS!

    Responder

    • CRIADO COM VÓ

      12/03/2011 #37 Author

      (Criado Com Vó – Linda Batista)

      O Lourival sempre foi abobalhado.
      Dele até eu tenho dó.
      Sabe por que
      Ele é assim, minha gente?
      Porque foi criado com vó. (bis)

      O Lourival sempre foi assim,
      Cheio de dengo, cheio de mágoa.
      Toma café e, depois de muito tempo,
      Ele pergunta:
      “Vovó, eu já posso beber água?”

      Pode, pode, Lourival!
      Beber água não faz mal!

      http://www.vagalume.com.br/linda-batista/criado-com-vo.html#ixzz1GNVG72mg

  • Criado com vó

    11/03/2011 #38 Author

    Infelizmente, esses politiqueiros do partido do governo não compreendem bem a segurança pública.
    NÃO entendem do riscado.
    Alíás, não é só de segurança não. Veja a educação e a saúde! Será que qualquer deles colocaria seu pimpolho numa escola estadual?
    E ainda querem ser candidatos à Presidência da República!
    Imaginem o Serra e/ou Alkimim colocando a PF e as Forças Armadas pra brigarem!

    Responder

  • ESCOTEIRO

    11/03/2011 #39 Author

    Acho que o alckmim (com letra pequena mesmo) não sabe lidar com uma situação tão complexa como essa.
    Suas atitudes demonstram que ele está acuado, possivelmente com medo de eventuais outros “envelopes” que porventura possam estar com o sr. secretário da INSEGURANÇA PÚBLICA.

    Responder

  • JOAQUIM RODRIGUES LEME

    11/03/2011 #40 Author

    Na verdade EU NÃO ACREDITO EM NADA DISSO QUE FOI ESCRITO. EMBORA SEJA TUDO VERDADE!
    EU EXPLICO:
    Para mim tudo isto que foi divulgado acima não passa de uma manobra polítia do PSDB. Ficam plantando uma discórdia entre eles, para enrrolar nós POLICIAIS QUE VIVEMOS DO SALÁRIO. Pois enquanto ficam pregando ESTA SUPOSTA BRIGA dentro do partido e ENTRE AS POLICIAS, vão comendo pelas bordas e a cada dia exterminando um pouco mais a POLICIA CIVIL. Quanto aos nobres delegados de polícia, vão sim bater continencia para oficial de Policia Militar, nem vai precisar ser coronel, porque eles estão afundando cada dia mais agarrados em suas cadeiras. GREVE, pode esquecer os únicos que fazem greve são os policiais de Deinter, que não vão mais para São Paulo/S.P. brigar pelo salário destes “inertes” que trabalham na capital. Nem tão pouco vão fazer GREVE para Delegados virarem as costas para os operacionais. Então TODA ESTA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG, EMBORA SEJA VERDADEIRA, NÃO PASSA DE FUMAÇA E AREIA NOS OLHOS DOS VERDADEIROS POLICIAIS. Já passei do peso e da idade de acreditar nestas FUMAÇAS DO PSDB. Agora o Governador demite o Secretário da Segurança e os TONTOS ficam todos felizes acreditando que derrubaram o secretário e então se nomeia outro Promotor para ser Secretário da Segurança, e depois se descobre que ele também é oficial da Policia Militar.

    Responder

    • santo

      12/03/2011 #41 Author

      TENHA FÉ MEU AMIGO, POIS A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE!

    • Suely

      12/03/2011 #42 Author

      Resposta ao Sr.Joaquim Leme,

      Infelizmente,o Sr.está certo,.a data -base, (NU)a reestruturação ,o pagamento dos precatórios,as ações intermináveis na justiça pelos direitos que lhes foram subtraídos, como por exemplo a aposentadoria especial.srAlckminForam esquecidos, enquanto se briga, por questões que facilmente eles resolverão à contento, entre quatro paredes.Se não fosse assim, o atual governador já teria se manifestado,seja no caso da escrivã, seja no real afastamento dos envolvidos, que terão de aguardar exercendo suas funções ,pela conclusão do inquérito e da sindicância ou Ap.,o que provavelmente não se dará,já
      que todos foram agraciados com cargos “brandos” e a eles não está sendo aplicada a tal via-rápida, implantada pelo sr governador Alckmin, em gestão passada,etc..

      Enquanto o tempo passa, eles deitam e rolam em benesses ,acordos, enfim, toda sorte de maracutaias que conhecemos bem. A greve, não terá retorno,como não teve,já que há vendilhões dentro também.

  • CONTRIBUINTE

    11/03/2011 #43 Author

    CARO PANNUNZIO!
    O TEXTO ACIMA, REDIGIDO POR VOSSA SENHORIA, É UM PRIMOR JORNALÍSTICO. UM TRIBUTO À VERACIDADE DOS FATOS, TAIS COMO SÃO REALMENTE, SEM FIRULAS.
    O SENHOR É UM GRANDE JORNALISTA!
    INFELIZMENTE, NA OUTRA PONTA, DIGAMOS, NA “BANDA PODRE DO JORNALISMO”, EXISTEM OUTROS QUE, A DESPEITO DE PERTENCEREM A UM JORNAL QUE SE DIZ DE “RABO PRESO COM O LEITOR”, PREFERE A CONSPIRAÇÃO À VERDADE.
    ACASO ESTIVÉSSEMOS EM UM PAÍS MINIMAMENTE SÉRIO, ESSES SENHORES, SECRETÁRIO E JORNALISTA, JÁ ESTARIAM ATRÁS DAS GRADES, POIS CONSPIRAÇÃO, NESSES PAÍSES, COSTUMA SER CRIME GRAVE.

    Responder

  • operaçã caramujo

    11/03/2011 #44 Author

    suely o dr.guerra está caguetando IP ou seja se vc postar algo que alguém não goste, o guerra entrega seu IP, oor isso não posto mais naquele flit.
    vou solicitar meu afastamento sem renumeração e trabalhar como ajudante geral pois na polícia civil estamos ganhando salário inferior a um auxiliar de produção, ou seja minha função é incompatível com o miserável salário mensal que recebo do PICOLE DE XUXU, ele acha que seus funcionários tem que trabalhar de graça, não posso tirar licença médica porque senão o DPME em conluio com a corregedoria me processam, nem ficar doente se pode mais nesse ditadura implantada pelo psdb há 16 anos aqui nesse estado terminal de são paulo

    Responder

    • Suely

      12/03/2011 #45 Author

      Olá Operação,

      Talvez o administrador do Blog, esteja sendo pressionado a fazer isso.
      Quanto a pedir afastamento por dois anos sem remuneração, certifique-se
      se o tempo de contribuição previdenciária e do Iamspe, irá se incorporar,caso
      você decida retornar,o assunto é polêmico ,e talvez você seja surpreendido com
      mais uma arbitrariedade quando retornar.Ou recolha o INSS, dos dois anos em
      que estiver afastado.Se vc for jovem,saia e não volte nunca mais. Fique com Deus, su

    • Suely

      12/03/2011 #46 Author

      Operação,

      Quanto ao Dr. RCG, cabe a nós, seus leitores, compreendermos, que há há mais de quatro anos, ele vem sendo perseguido,por apontar as mazelas da segurança, como se não bastasse ter sido removido compulsoriamente para uma cidade distante de sua urbe natal, ter que pagar hotel,se privar do convívio de seus familiares,ser frequentemente suspenso e punido, por noticiar fatos que a mídia oficial divulga, tem que como vocês suportar as escalas desumanas de plantões,portanto, mesmo tendo tido uma discussão com ele, compreendo que não devemos esperar que ele não tenha sofrido um grande desgaste, moral, mental e físico durante a trajetória do Blog.
      Sua coragem é notória,sua inteligência e cultura ultrapassam a genialidade,mas seu erro foi crer em Justiça,
      e vem pagando caro por defender os quadros policiais.Eu não suportaria tanta pressão.
      Sempre postei meu nome,pois há muito tempo não sou mais funcionária, e milito em área diversa.
      No entanto tenho dois irmãos que permanecem cativos a esse sistema,ora por obra de portarias, ora por
      decretos, estão como muitos ,impossibilitados de se aposentarem, e não se dedicaram aos estudos para saírem desta prisão que se tornou a P. Civil.
      Assim, concluo, que se você ,após avaliar os prós e os contras,juntamente com seus familiares,e decidir pelo afastamento ,desejo-lhe muita sorte, paz e saúde, e vitórias mais vitórias.Um grande abraço,su

    • Suely

      12/03/2011 #47 Author

      Essas artimanhas para que o funcionário não se licencie, e outros ardis empregados pelo PSDB,obriga a todos que vivem , ou sobrevivem deste salário irrisório, defasado por conta da irresponsabilidade do governo em não cumprir os preceitos da Carta Magna, não só ao que se refere à data-base,é alicerçado pelo Mp,e pelo Judiciário, e ignorado pelo governo federal.
      São Paulo é caso de polícia,como tantos outros estados,mas nunca foi feita , aqui uma operação digna por parte da P.F..Isso me causa estranheza.
      Quanto´às licenças médicas,pé sabido que não há como um médico contestar o aludo de outro, a não ser por junta médica,que avaliaria apenas o tempo da licença a ser concedida.No entanto,o DPME também sucateado pelo PSDB,segue rito político deste partido. Lamentavelmente os sindicatos e associações não cumpem com seu dever, e nãi sai em defesa dos mais elementares direitos dos funcionários.
      A Pc, desfalece, agoniza,e por fim padecerá deste mal incurável, que é o descaso de todos , em relação à área da segurança.

    • Suely

      12/03/2011 #48 Author

      Operação caramujo, leia o que outra leitora postou,vale apena abandona-lo????

      LEI COMPLEMENTAR 207/79 – LEI ORGÂNICA DA POLÍCIA- SPaulo

      “Artigo 63 – São transgressões disciplinares:

      XXIII – promover manifestação contra atos da administração ou movimentos de apreço ou desapreço a qualquer autoridade;
      XXIV – referir -se de modo depreciativo as autoridades e a atos da administração pública, qualquer que seja o meio empregado para esse fim;”
      Solicito a todos que prestem atenção aos mandamentos “legais” acima citados.

      Qual está em vigor?????

      CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
      Art. 5º – IV:

      É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

      Reply

    • Suely

      12/03/2011 #49 Author

      Ainda existe o famoso:acompanhando.
      Infelizmente o Sr Pannunzio não tem este tipo de correspondência, o que facilitaria e muito o acompanhamento dos tópicos e nos ajudaria a responder aos demais leitores com amor brevidade.

    • Fábio Pannunzio

      12/03/2011 #50 Author

      Sueli, gostei da sugestão. Se você me disser exatamente como essa funcionalidade pode auxiliar o acompanhamento dos assuntos, eu implemento imediatamente. Estou aguardando sua sugestão . Obrigado e um abraço.

    • ESCRIBA.2011

      13/03/2011 #51 Author

      Estou repassando o que postei no FLIT

      Dr. GUERRA…
      Colegas que aqui deixam seus comentários…

      Esse “temor” que se apresenta me cheira à contra-informação…,
      MAIS uma tentativa de se calarem as “vozes” que aqui se pronunciam, quer para bem ou para mal

      Querem CALAR aqueles que aqui manifestam uma REALIDADE ímpar, de uma SEGURANÇA PÚBLICA “FALIDA” e condenada ao FRACASSO…

      QUEREM esconder do GRANDE PÚBLICO, da OPINIÃO PÚBLICA, fatos, argumentos, debates e algumas verdades que nunca puderam ser expostas abertamente

      ISSO não se coaduna num chamado ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO…, NÃO condiz com a plena LIBERDADE de EXPRESSÃO…, como também à verdadeira LIBERDADE DE IMPRENSA…

      LIBERDADE esta que é confundida com LIBERTINAGEM

      IMPRENSA que LUTOU por LIBERDADE e DEMOCRACIA, e AGORA se “VENDE” a interesses políticos, espúrios, arbitrários e ilegais…

      e SE agora, estão à procura de um “BODE EXPIATÓRIO”, não creio que a verdadeira “JUSTIÇA” se renderá aos desmandos de alguns mau-intencionados!

      qual será o “argumento” para se conseguir algum “Mandado de Busca e Apreensão” aos pertences e intimidade do ilustre mantenedor deste “blog”…????

      Que razões encontrarão para “convencer” algum JUÍZ sensato, que conceda a “ordem” para violar a privacidade e intimidade do ilustre Dr. GUERRA…???

      QUEM vai ter a coragem de fazê-lo….???

      EU, particularmente NÃO acredito…, não passaria de contra-informação, mais uma das tentativas de “COIBIR” a expansão deste “blog”, como disse algumas vezes…

      “JÁ CRIOU VIDA PRÓPRIA…”

      Ademais, ainda que à “nós”, POLICIAIS CIVIS, falte a UNIÃO e a consciência de que JUNTOS somos FORTES!

      OBSERVO que os atuais policiais civis, em sua grande MAIORIA, têm plena consciência de seus DIREITOS, e já NÃO são tão subservientes às normas ditatoriais, inconstitucionais, que ferem o seu legítimo e legal direito de PROTESTAR!

      Como expresso nas palavras do Dr. ROBERTO C. GUERRA…, que vejo como essência deste BLOG:

      “TODA PESSOA TEM DIREITO À VERDADE. O SERVIDOR NÃO PODE OMITI-LA OU FALSEÁ-LA, AINDA QUE CONTRÁRIA AOS INTERESSES DA PRÓPRIA INTERESSADA OU A DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. NENHUM ESTADO PODE CRESCER OU ESTABILIZAR-SE SOBRE O PODER CORRUPTIVO DO HÁBITO DO ERRO , DA OPRESSÃO , OU DA MENTIRA, QUE SEMPRE ANIQUILAM ATÉ MESMO A DIGNIDADE HUMANA QUANTO MAIS A DE UMA NAÇÃO.(Decreto n. 1171/1994)”

    • Suely

      13/03/2011 #52 Author

      Obrigada, Escriba 2011, bjs ,bom término.

  • Stella

    11/03/2011 #53 Author

    Caro Sr Pannunzio,

    Para que os Sr e os demais leitores entendam o porque de usarmos “pseudônimos”.Infelizmente aqui é assim:

    LEI COMPLEMENTAR 207/79 – LEI ORGÂNICA DA POLÍCIA- SPaulo

    “Artigo 63 – São transgressões disciplinares:

    XXIII – promover manifestação contra atos da administração ou movimentos de apreço ou desapreço a qualquer autoridade;
    XXIV – referir -se de modo depreciativo as autoridades e a atos da administração pública, qualquer que seja o meio empregado para esse fim;”
    Solicito a todos que prestem atenção aos mandamentos “legais” acima citados.

    Qual está em vigor?????

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
    Art. 5º – IV:

    É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

    Responder

  • Augusto

    11/03/2011 #54 Author

    O problema, Pannunzio, é que o governo insiste em continuar a nomear secretários que são promotores ou procuradores do Ministério Público. Não sei se você sabe, mas existe uma guerra entre os promotores e os delegados. O promotores parecem que querem acabar com a Polícia Civil. Aqui mesmo na região de Bauru, frenquentemente o Gaeco (um órgão do Ministério Público) faz investigações criminais, apreensões, buscas, etc, que é um trabalho da Polícia Civil, e sempre conta com o apoio da Polícia Militar nessas operações. Isso cria uma rixa entre as polícias e torna o clima muito tenso. Quanto ao fato de o secretário ser mais rigoroso com os excessos da Polícia Civil, creio que não há dúvida, até porque, os mesmos delegados envolvidos no caso da escrivã, também estão envolvidos em outros casos, onde ao que parece só houve ilegalidades e truculência. A Record mostrou isso outro dia.

    Responder

  • Xispirito

    11/03/2011 #55 Author

    Caro Fabio Pannunzio,
    Este sistema esta enraigado na administração do Governo de São Paulo há alguns anos, vemos que a tatica do governo paulista atraves deste Secretario é a manter a pm como seus mandados, pois sao militares e “em tese” tem obediencia rigida hierárquica, enquanto a policia civil que pode “dar lhe trabalho” com seus funcionarios todos desanimados em razão do pouco efetivo e dos baixos salarios bem como por não ter expectativa alguma de melhora em suas funcoes, pois há uma reestruturação “em andamento” a qual esta “parada” há 10 (dez) anos, em banho maria e assim plantando informacoes na tentativa de macula la de todas as suas formas.
    Agora pergunto lhe …. há alguma vontade politica para mudar este panorama em que somente a sociedade paulista é a maior prejudicada ???? A pm não faz o policiamento ostensivo que é seu mister conforme a Constituição Federal e agora quer fazer papelo de policia civil fazendo BOs nos seus quarteis, e a policia civil não faz a investigação que de igual forma é preceito Constitucional em razão dos problemas acima aludidos. ENTÃO, EM SUMA TEMOS QUE CONCORDAR QUE ….. A SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO ESTA FALIDA.

    Responder

  • Suely

    11/03/2011 #56 Author

    Grata,mas eu tenho o péssimo costume de responder a tudo, e discordar das matérias,e por vezes sou irônica, então estou sempre passível de cartões vermelhos.Muito obrigada,pelo corte moderador.

    Responder

  • Resposta a: “Nome Fictício,mas Existência Real”.
    Prezado Existência Real, não tenha vergonha de ser policial, principalmente sendo um servidor honrado. Quem deveriam se sentir envergonhado neste momento são as pessoas como o Sr. SSP, que vende a alma e sabe mais o que para se manter no comando de uma Secretaria que beneficia apenas um lado, a PM.
    Ele está acabando com a segurança no Estado e te digo que depois dele, as polícias de SP nunca mais serão a mesma, já que o SSP conseguiu criar uma desavença eterna com sua política de perseguição a Civil. Mas tudo tem seu tempo.

    Mesmo os impérios mais tiranos foram ao chão e, por ironia, por causa da própria arrogância e excesso de poder. Hj o SSP não passa de um delator do Estado, que entregou os seus ideais em um envelope pardo a uma corja chamada imprensa marrom. Esse tipo de atitude não tem volta e não é esquecido. Todos os traidores do mundo são lembrados todos os dias. E a história está aí para te refrescar a memómria: Domingos Calabar, Augusto Pinochet, Marcus Brutus, Judas Iscariote e Ferreiras Pintius. Por isso, por favor, siga sua vida de cabeça erguida com a ombridade que um policial tem de ter para sair as ruas com seu distintivo e dar cana em bandidos como os PMs que plantam drogas em galpões ai a fora. Vc não é uma vergonha e sim uma peça importante para moralização deste Estado chamado SP. Saiba que quando um bom policial se envergonha a sociedade padece. E oremos para que a PM não queira, desta vez, intervir em uma ação legal da Polícia Civil por mais dignidade. A situação não é das melhores para um encontro em praça pública. Acredito que o Governador não vai querer sangue de policiais correndo na sarjeta por conta de uma pessoa despreparada na chefia da SSP.

    Responder

  • Suely

    11/03/2011 #58 Author

    Novamente ,Sr Pannunzio, insisto que parte da administração as mazelas que se perpetuam na Segurança Pública.
    E , no meu humilde entendimento, o governo federal,ignora o que ocorre em São Paulo,diferenciando a olhos vistos,
    o trabalho investigativo da P.F.,que já deveria ter iniciado aqui uma mega-operação,para corrigir o que o próprio governo estadual ,por sucessivos mandados se nega a fazer.Inclusive reabrindo as Cpis engavetadas em gestões passadas.Espero que a partir destas denúncias, bem elaboradas,e que primam pela veracidade do jornalismo investigativo,possamos ser agraciados por tempos melhores. Só temos que lhe agradecer pela isenção e coragem.

    Responder

  • João Patricio

    11/03/2011 #59 Author

    Prezado Fábio as ideias apresentadas por vc estão muito bem amarradas. Porém, me desculpe, mas preciso discordar com a colocação que diz que o Sr. SSP “é considerado por todos um homem honrado”. Depois deste vídeo, a máscara de homem honrado caiu e afundou na lama que ele pisa todos os dias. O cheiro de podridão se alastrou pelos corredores do Shopping. Pode ser que ele continue na coordenação da SSP por conta de forças ocultas, mas uma coisa eu te digo: não existe nada de honrado em pessoas alcaguetes. Hoje, para mim (por isso a tese de “todos” cai por água a baixo) ele se tornou o símbolo da traição contra o Estado de SP. Seres como estes não merecem a nossa confiança. Criar uma crise na própria Secretaria para se manter no poder é demais para mim. Volto a dizer não existe honra na covardia. Covarde por querer criar a desorbem para poder ter o controle sobre a situação. Afinal uma massa unida é difícil de ser manipulada, concorda? Ele precisa da PM contra Civil para poder ter o domínio da situação! Posso te dizer que hj o Sr. secretário não tem moral para olhar sequer nos olhos dos PMs que plantaram droga no galpão de SP. Pena que para maus elementos a culpa é sempre do vídeo que vazou!!!!!!!!!!!

    Responder

  • Arnaldo Doulleo Kalott

    11/03/2011 #60 Author

    O jornalista da Folha Mário César Carvalho é limoa-botas do ex-PM Ferreira Pinto. Se você analisar o conjunto da obra dele verá que o servil homem de imprensa prestou assessoria de imprensa em tempo integral para o sr. secretário com a anuência do jornal dos Frias.

    Responder

  • Joselito Dapena

    11/03/2011 #61 Author

    Caro Jornalista Fabio,
    Parabens pela materia seu blog o qual acompanho sempre com certeza e um dos cinco melhores da WEB.
    Que maravilha nao termos censura neste pais, ja imaginou como seriamos todos ignorantes?
    Ao ponto que interessa, a politica de Segurança Pública no Estado de São Paulo é isso que voce vem noticiando ja a algum tempo, é o chamado “só para ingles ver”. As instituições estaduais estão em declinio iminente, como sempre ocorreu na estória após o apice vem a decadencia, em especial a Policia Civil de SP, tida como a melhor do Brasil, vem sofrendo baixas em seu efetivo sem qualquer reposição, isso sem contar com os salarios dos policiais civis, sobretudo dos Delegados de Policia, que é o conhecido P.S.D.B. – Pior Salario Do Brasil. concordo plenamente que ja passou da hora do Governo Estadual, se é que almeja ser um dia Presidente da Republica, mostrar a que veio, ou fazer o que ja fez no governo anterior e ser rechaçado nas urnas como foi anteriormente. Há que se usar a cabeça para ter um dividendo politico la na frente … Saudações.

    Responder

  • É com revolta interna e discordância total quando vejo a falsidade da imprensa pró PSDB mentir descaradamente que é a tal da “banda podre” da Polícia Civil que deseja a saída desse desagregador arrogante e inimigo da Polícia Civil! Sou investigador de polícia, honesto, não me envolvo com nenhum tipo de roubalheiras e cumpro meu horário de forma totalmente desmotivado e inerte. Tenho VERGONHA de ser policial. Não consigo ter uma vida mais ou menos digna, não consigo dar segurança à minha própria família, que dirá a dos outros! Dezesseis anos de humilhação desse maldito governo tucano.
    Pannunzio: Tenho que lhe confessar que todos os meus colegas e superiores, inclusives delegados honestos e trabalhadores ( a maioria!), não aguentam mais! Só perdemos e só levamos pancada da administração. Se tiver confronto com os pms na greve que está para acontecer, vai correr muito sangue! Desta vez não vou ficar quieto como em 2008.

    Me desculpe o desabafo…

    Responder

  • Giovanni Falconi

    11/03/2011 #63 Author

    Caro Pannunzio,

    Volto a insistir: quem deve “bater continência” (SUJEITAR-SE ÀS DECISÕES DE) para as Autoridades Policiais são

    os Agentes da Autoridade. Não é a minha opinião nem a sua. É o que DETERMINA A LEI!

    Salário de um Delegado do DF, de um coronel da PM SP: 15 mil reais por mês;

    Salário de Delegado de SP: 4 mil reais.

    Respeitosamente,

    Giovanni.

    Responder

    • Suely

      11/03/2011 #64 Author

      Dr.Giovanni,

      Creio que a expressão foi usada como metáfora.E não em sentido estrito.
      Todos sabemos o que reza a carta magna.Ninguém precisa ” bater continência para ninguém” isso é resquício do militarismo.Não existe mais,devemos sim respeitar os superiores hierárquicos,mas tão somente aqueles que hajam dentro da lei, caso contrario podemos e devemos representar contra ordens ilegais, partam de onde partirem.Desculpe-me a intromissão.Obrigada.

    • INCONTINÊNCIA

      12/03/2011 #65 Author

      FALCONI, É METÁFORA PÔ!
      MAS É CERTO QUE AQUI EM SP OS MEGANHAS GANHAM BEM MAIS QUE OS CIVIS, AFINAL, NÃO ESTAMOS NO REGIME MILITAR AINDA? JÁ ACABOU? ACHO QUE NÃO.
      EM PAÍSES CIVILIZADOS OCIDENTAIS, AS POLÍCIAS SÃO CIVIS, COM UM RAMO UNIFORMIZADO, MAS AQUI, NO PAÍS DAS MARAVILHAS, O MODELO MILITARISTA CONTINUA EM MUITOS ASPECTOS.
      SOMENTE A PM DE SP É MAIOR DO QUE TODA AS FORÇAS ARMADAS DA ARGENTINA, SÓ PARA SE TER UMA PEQUENA IDÉIA DO NÍVEL DO NOSSO MILITARISMO.
      IMAGINE UM MILITAR REVISTANDO UM CIVIL NOS U.S.A.
      IMAGINE, FALCONI, NA AMÉRICA, UM POLÍTICO E UM JORNALISTA FLAGRADOS CONSPIRANDO CONTRA O ESTADO, O QUE NÃO LHES ACONTECERIA!

    • Suely

      12/03/2011 #66 Author

      errei – ajam

  • Injustiçado

    11/03/2011 #67 Author

    Parabéns, Fábio.
    Brilhante texto.
    O “jornal oficial” da Secretaria da Segurança deveria inspirar-se nas suas letras.
    Desculpe o apelido, pois sou um dos 128 aprovados no Concurso de Fotógrafo Técnico Pericial de 2008 e que teve a fase final cancelada pelo atual secretário, motivado por denúncia de suposta fraude estampada no “jornal oficial”.
    Da perplexidade inicial com o impacto do cancelamento (já tínhamos passado por todos os procedimentos admissionais – perícia médica geral, entrega de documentos, solicitaçao de carteira funcional, abertura de conta corrente, etc) hoje, estamos experimentando a fase da vergonha e de sermos motivo para chacotas.
    Não podemos conceber nem imaginar que o cancelamento deste Concurso possa ter alguma relação com a disputa de poder entre o secretário e segmentos da Polícia Civil.
    Há um video na Jovem Pan Online onde o repórter Thiiago Samora informa que o secretário desejava, no final de 2010, colocar a ex-corregedora, “menina dos olhos do secretário”, Maria Ines, na Academia de Polícia. (http://jovempan.uol.com.br/videos/ferreira-pinto-promete-mudancas-na-cupula-da-p\olicia-civil-52116,1,0)
    Não dá para conceber que nós estamos sendo vítimas nesse fogo cruzado.
    Todos os nossor recursos administrativos foram sumariamente ignorados pelas autoridades interpeladas.
    Tivemos que recorrer ao Judiciário e aguardamos o resultado de recurso.
    Apresentamos também recurso hierárquico ao Sr. Governador desde o final de 2010, mas pelo quadro em que a situação se apresenta, vamos ter que esperar “sentados” e aguarda manifestação do judiciário local ou federal.
    Se for possível, divulgar o link no vídeo em que explicamos melhor a situação.

    PARTE 1: http://www.youtube.com/watch?v=0EauDyUQ2D8

    PARTE 2: http://www.youtube.com/watch?v=H0ubS57QxL8&feature=related

    Grato.

    Responder

  • Vinicius

    11/03/2011 #68 Author

    Só uma correção para a matéria: a corregedora-geral Maria Inês Trefiglio Valente NÃO FOI exonerada, como dito no texto. Ela foi simplesmente DISPENSADA do cargo de corregedora-geral e TRANSFERIDA para outra delegacia, mas continua trabalhando normalmente, assim como os delegados do caso da escrivã despida. E nada mais deve acontecer a eles… Ou seja, PIZZA!

    Responder

  • Policial Triste

    11/03/2011 #69 Author

    E TEM MAIS, VEJA LÁ, É UM DOS TOPICOS.

    Acho isso um atentado à imprensa livre, privilegiar apenas quem interessa!! Que absurdo!!! Isso é legal?

    Responder

  • Policial Triste

    11/03/2011 #70 Author

    PANNUNZIO, o e-mail abaixo foi retirado do blog do Dr. Guerra, FLIT PARALISANTE

    Data: 10 de março de 2011 13:36
    Assunto: FERREIRA PINTO MUNICIOU A IMPRENSA
    Para: dipol@flitparalisante.com

    Caro Guerra ,tive a paciência de procurar os casos mais rumorosos
    fomentados pelo Sr Secretario na folha de SP.
    Prova do trabalho sujo que estes reportes se sujeitaram,sendo usados
    para satisfazer a vaidade e loucura deste senhor.
    reportagem,dia,quem assinou,qual era o alvo.
    1- CAP – caramante e Mario Cesar-dias 01/03/06 de março de 2011 – alvo
    – Tulio Kahn e Saulo
    2 -Compra de terreno-Caramante e Mario Cesar-dia 10/02/2011 – alvo Ivaney
    3 -Caixa 2 do Denarc – Caramante e Mario Cesar-dia 28 e 26 do setembro
    de 2010 – alvo Tanganelli
    4 -Corregedoria vistoria delegacias- Caramante e Mario Cesar-dia
    12/07/2010 – alvo`Policia civil
    5 -Delegados omissos -Caramante e Mario Cesar- dia 03/07/2010- alvo
    Policia civil
    6 -Candidatos a concursos investigados- Caramante-dia 21/05/2009 –
    alvo Policia civil
    7 -Corrupção causa crime – Caramante e Mario Cesar – 15/05/2009- alvo
    Policia Civil
    8 -Defesa do Secretario – Caramante e Mario Cesar- 26/12/2010 – alvo
    Desgualdo.Ivaney e Tanganelli
    9 – 800 delegados investigados-Caramante -dia 24/01/2010 – alvo
    Fleury,Ruy Fontes,Tanganelli,Mauricio Freire,Ivaney,Porrio outros
    10-Diretor Acadepol apanha- Caramante- dia 14/12/2010 – alvo Malufinho
    11-Policiais civis acusados-Caramante-dia 26/11/2010- alvo Policiais Civis
    12-Fraude no IC em concurso-Caramante-dia 24/11/2010 -alvo Mauricio Freire
    13-Detran denuncia-Caramante-dia 22/1/2010-alvo Rui Estanislau,Ivaney e outros
    14-Policiais civis condenados-Caramante-dia 11/09/2010- Policiais civis
    15-Capturas/petrobras-Caramante-dia 15 e 16 de 09/2010-alvo Reinaldo Correa
    16-Policiais do 34DP- Caramante-dia 27/08/2010- Policiais Civis

    Responder

  • Giovanni Falconi

    11/03/2011 #71 Author

    Caro Pannunzio,

    Espero que retifique seu belo texto. Delegados (Autoridades Policiais) jamais, nem em tese, bateriam continência para Coronéis (Agentes da Autoridade). Isso não sou eu quem digo. É a lei que diz.

    Aliás, em São Paulo, além de as Autoridades Policiais receberem menos do que alguns Agentes da Autoridade (coronéis em diante), recebem O MAIS BAIXO SALÁRIO DO BRASIL!

    Esperamos que o Governador Alckmin reveja isso com a urgência que o caso requer.

    QUEM SERÁ O NOVO SECRETÁRIO? DE NOVO SERÁ ESCOLHIDO UM EGRESSO DA PM, PARA DAR CONTINUIDADE AO ATUAL ACIRRAMENTO INSTITUCIONAL ENTRE AS POLÍCIAS OU O GOVERNADOR TERÁ A SABEDORIA E BOM SENSO DE ESCOLHER UM SECRETÁRIO NEUTRO?

    Giovanni Falconi.

    Responder

    • Fábio Pannunzio

      11/03/2011 #72 Author

      O texto visou a construção de uma metáfora, Giovanni. É mesmo absurdo que uns batam continência para outros.

    • Giovanni Falconi

      11/03/2011 #73 Author

      Não, não, caro Pannunzio, quem deve “bater continência” (SUJEITAR-SE ÀS DECISÕES DE) para as Autoridades Policiais são os Agentes da Autoridade. Não é a minha opinião nem a sua. É o que DETERMINA A LEI!

      Respeitosamente,

      Giovanni.

    • Luciano

      11/03/2011 #74 Author

      Metáfora Giovani… O Pannunzio jamais, repito JAMAIS

    • Luciano

      11/03/2011 #75 Author

      Metáfora Giovani… O Pannunzio jamais, repito JAMAIS assinaria um artigo, ou o publicaria em seu BLOG com um erro desses. Ele só expos a política da SSP, que quer isso.
      É fato publico e notório que o senhor SSP adotou a PM como sua menina dos olhos, e a Polícia Civil como ovelha negra.

  • Luciano Prado

    11/03/2011 #76 Author

    O governador Geraldo Alckmin está, novamente, mais preocupado com a divulgação do vídeo do que com a gravidade do assunto, ou seja, com o conluio do Secretário de Segurança e imprensa na missão para derrubar do cargo outro servidor público.

    Aos poucos vão ficando evidentes os métodos dos governantes paulistas, notadamente os tucanos, na relação com a velha e carcomida imprensa brasileira. Ao mesmo tempo em que vêm à tona os reais valores cultivados por Alckmin.

    Não há mais qualquer dúvida de que a responsabilidade pelo caos na segurança pública de São Paulo se deve a cabeça dura do governador Geraldo Alckmin. O governador prefere conservar no cargo um Secretário que é puro TNT a preservar valores e princípios inerentes ao Estado.

    Responder

  • Luciano

    11/03/2011 #77 Author

    Parabéns pela coragem, imparcialidade, sobriedade sensatez Pannunzio. Sinceramente, fico sem palavras para descrever o sentimento que surge diante de alguém como você, que tem a coragem de expor o que há por trás da “cortina de ferro” da SSP. Parabén.
    A Todos um Forte Abraço.

    Responder

  • argenaul

    11/03/2011 #78 Author

    Pannunzio, parabéns!!! Gostei muito do texto. Não dá para extirpar o crime dentro da própria polícia cometendo-se crimes. Não dá para aceitar privilégios para uns e cacete nos outros. A lei é para TODOS. TODOS NÓS QUE FAZEMOS PARTE DESTA SOCIEDADE, DESDE QUE NASCEMOS PERTENCEMOS A ELA, INDEPENDENTE DA PROFISSÃO, CLASSE, COR, SEXO, RELIGIÃO… Mais uma vez parabéns!!!

    Responder

  • Suely

    11/03/2011 #79 Author

    errata-chega-se

    Responder

  • Suely

    11/03/2011 #80 Author

    Sr.Pannunzio,

    O Sr.conseguiu sintetizar com brilhantismo o que ocorre.Infelizmente,atribuo a culpa das mazelas à administração dos
    sucessivos governados, que descompromissados com o dever de trabalhar para garantir estabilidade social,seja na área da saúde, .na educação, ou na segurança,se recolhem à uma atitude de vítimas passivas deste ou daquele secretário,ou pessoas , que na verdade , ocupam cargos de confiança , e portanto não agem sem aval , ou sem a mesma filosofia político-partidária,que a do Governo.
    Este “Inferno”, instala-se diante da ineficácia da própria administração.A truculência , a guerra aberta, faz parte do governo e não está à parte deste.
    Quanto aos salários,tiveram uma derrocada significativa nas quase duas últimas décadas, mas acentuadamente no governo Mario Covas,que irritado com seu antecessor que repôs de uma só vez as perdas salariais dos profissionais da área da segurança, alavancou está decisão de nem sequer cumprir a C.F., pagando a data-base ( todo 1 de março) a reposição das perdas salariais ocorridas pelo mote inflacionário.E isso , éo legado que deixou para a polícia Civil,ou seja são 17 anos, sem reposição salarial(não falo em aumento),assim chegasse a absurda defasagem de quase 200%.
    Este o motivo da paralisação em 2008,que foi acobertada pela imprensa, e diante deste desgaste , da animosidade criada entre as Policiais,eles prosperam nos fazendo de pano de fundo , a cada eleição.

    Responder

    • Policial Triste

      11/03/2011 #81 Author

      Suely

      VOLTA PRO FLIT!!!!

    • Suely

      11/03/2011 #82 Author

      Olá,fiu expulsa,lembre-se.Vou pouco onde me querem e nunca onde não me querem.
      Obrigada pelo carinho,foi um mal entendido.Mas fui ofendida,me chamou de falsa, não se esqueça.bjs Su

    • Policial Triste

      11/03/2011 #83 Author

      Suely

      Não quero ser chato, mas voce jamais seria expulsa, ele mesmo disse que não manda no Blog. Outra coisa, PERDOAR É DIVINO. Nós precisamos de voce e de suas opiniões, voce nos edifica e melhora com elas. VOLTA POR FAVOR. Esse momento é de União, e voce sabe que 90% da policia compartilha da mesma opinião que voce. VOLTA, VOLTA, VOLTA. Mas caso realmente não queira, não vou mais te encher, e vou te respeitar, e ficar procurando voce pelos blog’s da vida. Pelo menos já sei que voce expõe sua opinião no Pannunzio. Obrigado de qualquer forma.

    • Suely Jacob

      11/03/2011 #84 Author

      Oi Policial triste,

      Estou no facebook, são três pessoas com o mesmo nome, sou a que tem um desenho negro.Se quiser entre, conversaremos por lá.Bjs su

    • Suely

      11/03/2011 #85 Author

      Policial triste estarei por aqui até que o Sr.Pannunzio me dê cartão vermelho.Abçs Su

    • Fábio Pannunzio

      11/03/2011 #86 Author

      Você não vai ganhar cartão vermelho. Podeficar quanto quiser. Um abraço.

  • dodo

    11/03/2011 #87 Author

    Falou mito bem Pannunzio, toda briga nada tem a ver com banda podre, e sim por ma gestao do Pinto!

    Responder

  • Giovanni Falconi

    11/03/2011 #88 Author

    Caro Fábio Pannunzio,

    Ademais, no fim do ano passado, descobrimos indícios de PECULATO por parte de coronéis da PM que estariam recebendo uma verba (RETP) irregularmente, por meio de desvio de dinheiro público.

    Aliás, sabia que a PM em São Paulo “roda” a própria folha de salários? Sim, é a única PM no mundo que possui
    INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA, a par até mesmo do MP…

    Quem quiser acompanhar o andamento da Ação Popular proposta para frear mais esse escândalo da PM, favor consultar o link abaixo

    http://esaj.tjsp.jus.br/cpo/pg/search.do;jsessionid=FA09B6D7CAABCA37311164286381198D?paginaConsulta=1&localPesquisa.cdLocal=53&cbPesquisa=NUMPROC&tipoNuProcesso=UNIFICADO&numeroDigitoAnoUnificado=0041659-78.2010&foroNumeroUnificado=0053&dePesquisaNuUnificado=0041659-78.2010.8.26.0053&dePesquisa=

    Responder

    • J.Carlos

      12/03/2011 #89 Author

      Ação popular impetrada e não julgada não quer dizer nada. O erro não é da PM em pagar o que de direito e sim a administração desorganizada da Polícia Civil não enviar os dados à Prodesp de forma correta. Na realidade a ação deve ser dirigida contra o diretor de pessoal da Polícia Civil por danos causados aos policiais civis não pagando-os o que de direito. Aliás a Polícia Militar roda a sua folha de pagamento e não paga, quem paga é a fazenda. Ignorância achar que a PM paulista tem independência financiera, alia´s falta embasamento ao escritor. Somente possuem independência financeira os poderes constituidos do Estado, executivo, legislativo e judiciário, além do ministério Público. basta estudar!

  • Giovanni Falconi

    11/03/2011 #90 Author

    errata: “DESSA VEZ IREMOS PREPARADOS PARA NOS DEFENDER E ATACAR SE FOR

    PRECISO… (legítima defesa)

    Responder

  • Giovanni Falconi

    11/03/2011 #91 Author

    DELEGADOS DE SÃO PAULO – NO ESTADO MAIS RICO DO BRASIL, OS MAIS BAIXOS SALÁRIOS DO PAÍS!

    VEM GREVE POR AÍ!!! ESTAMOS PREPARADOS! MANIFESTAÇÕES SE APROXIMAM PARA AQUECER O CLIMA…

    MAIS UMA BATALHA DOS BANDEIRANTES SE APROXIMA? ESPERO QUE NÃO, MAS ESTAMOS PRONTOS PARA O

    EMBATE, SE FOR PRECISO! DESSA VEZ NÃO IREMOS PREPARADOS PARA NOS DEFENDER E ATACAR SE FOR

    PRECISO…

    QUAIS AS CAUSAS DE TUDO ISSO? A RESPOSTA ESTÁ NA PERGUNTA: DELEGADOS SP RECEBEREM OS PIORES

    SALÁRIOS DO BRASIL! NINGUÉM AGUENTA MAIS! NÃO TEMOS MAIS NADA A PERDER…

    Prezado Pannunzio,

    Com todo respeito, em seu útlimo parágrafo você cometeu um “deslize” jurídico. Segundo a legislação, a única Autoridade Policial (falo com base na lei) é o DELEGADO DE POLÍCIA.

    Coronéis em diante são AGENTES DA AUTORIDADE. Favor conferir com os consultores jurídicos do site.

    Quando você diz “aguardando que delegados batam continência para os coronéis e que coronéis prestem continência a delegados” é mister retificar. Nenhuma Autoridade Policial (Delegado de Polícia) presta continência a ninguém, por se tratar da única Autoridade Policial prevista em lei.

    Os demais, de coronéis em diante são Agente da Autoridade.

    Agora, em assim sendo um delegado deveria, por óbvio, receber maiores vencimentos do que qualquer agente da autoridade, correto? Sim, mas em SP não!

    No Estado das INVERSÕES DE VALORES, os coronéis chegam a ganhar até 3 vezes mais do que um Delegado de Polícia.

    Os mais indignos salários do Brasil pagos a um Delegado de Polícia de São Paulo (O Estado mais rico e próspero) são a causa de quase todas as mazelas da Segurança Pública de SP!

    Giovanni.

    Responder

  • JOSÉ

    11/03/2011 #92 Author

    Caro Pannunzio,

    Parabéns pelo seu brilhante trabalho. Se dependesse de meu voto, estaria eleito como o vencedor do prêmio Vladmir Herzog.
    O Estado de São Paulo sempre se vangloriou por ser a locomotiva do Brasil, por seu pioneirismo e sua modernidade, entretanto as imagens que assistimos graças ao seu incansável trabalho no caso da Escrivã e neste caso dos PMs da ROTA nos mostra que as velhas práticas dos anos de chumbo ainda estão a pleno vapor neste Estado. Mulheres sendo despidas a força, espionagem, arapongagem, provas plantadas, etc…

    Fica a pergunta: temos aqui uma polícia que sabe viver sob os preceitos democráticos?

    Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *